O motorista Mahmoud Kamel Hamdan, de 23 anos, por pouco não provocou uma tragédia na manha desta quarta-feira na estrada da Ponta Negra, durante a realização da caminhada ciclista pelo Dia Nacional da Bicicleta, evento realizado pelos grupos de ciclistas do Amazonas, com apoio do Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran).
Desrespeitando a sinalização e a presença dos batedores do Batalhão de Trânsito, Mahmoud Hamdan, dirigia sua BMW de placa OAJ 2013, em alta velocidade, ameaçando a segurança dos ciclistas, quando foi advertido pelo diretor presidente do Detran-Am, Leonel Feitoza, que trafegava em uma viatura logo atrás da BMW dirigida por Hamdan. O motorista não respeitou o aviso de parar e teve que ser contido pelos policiais do Batalhão de Trânsito.

“Ele vinha em alta velocidade e por pouco ele não atropelou o grupo de ciclistas. Uma adolescente chegou a perder o equilíbrio da bicicleta. Além de não atentar para sinalização, agindo de forma irresponsável e desrespeitosa ele tentou fugir colocando a vida mais pessoas em risco. Foi autuado e terá o carro apreendido. Que esse ato sirva de exemplo para que as pessoas passem a agir com mais cidadania no trânsito de Manaus”, afirma Leonel Feitoza.

Mahmoud Kamel Hamdan, que dirigia sem a Carteira Nacional Habilitação (CNH) foi conduzido ao 5º. Distrito Integrado de Polícia (DIP), onde foi autuado e enquadrado na infração do inciso 1º do artigo 162 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). O veiculo dele também foi apreendido e levado ao parqueamento do Detran-Am.
Em recente posicionamento o Superior Tribunal de Justiça afirmou que a punição ao ato de dirigir sem a carteira de motorista não está restrita ao Código Brasileiro de Trânsito onde é estabelecida pena de seis meses a um ano de detenção ou multa para o condutor que, sem permissão para dirigir ou habilitação, provoque riscos ao público.
O passeio ciclístico em comemoração a Hora Nacional da Bicicleta, evento organizado por ciclistas em todas as capitais brasileiras, entre as 9h e 10h (em Manaus), teve a participação de aproximadamente 1 mil ciclistas que saíram de frente ao anfiteatro da Ponta Negra contornaram a avenida Coronel Jorge Teixeira, na altura do tempo da Igreja Restauração e de lá retornaram ao anfiteatro.

