Início Amazonas Lei que determina tratamento de câncer em até 60 dias entra em vigor
Amazonas

Lei que determina tratamento de câncer em até 60 dias entra em vigor

Envie
Envie

“O país dá um importante passo para o diagnóstico e o tratamento de câncer”, disse a senadora Vanessa Grazziotin, ao saudar a entrada em vigor da lei, que garante a pacientes com a doença o direito ao início do tratamento, pelo Sistema Único de Saúde, até 60 dias a partir do diagnóstico.

Ao ressaltar que quanto mais cedo é iniciado o tratamento, maiores as chances de cura, a senadora considerou a implementação da lei um grande avanço para atendimento a pacientes com câncer. Conforme informou, apenas em 2013, o país deve registrar cerca de 520 mil novos casos da doença.

– Os dados são alarmantes. A previsão é que sejam registrados mais de 60 mil novos casos de câncer de próstata e mais de 50 mil novos casos de câncer de mama nas mulheres. Em 2010, 179 mil brasileiros morreram em decorrência dos vários tipos de câncer – disse.

A senadora informou ainda que o Ministério da Saúde disponibilizará para as secretarias estaduais e municipais de saúde um software que permitirá consolidar informações sobre a incidência da doença em todo o país, formando um banco de dados que ajudará a aperfeiçoar a política pública no setor.

Vanessa também apontou limitações de serviços especializados em atendimento a pacientes com câncer. A região Norte conta com apenas 12 dos 277 serviços habilitados em oncologia no país. E mesmo nas unidades existentes, há falta de recursos para manter equipamentos, profissionais e medicamentos.

 

Siga-nos no

Google News