Compartilhe este texto

Justiça do Amazonas garante medicamentos para pacientes com câncer avançado

Por Portal Do Holanda

20/04/2024 15h33 — em
Amazonas


Foto: Divulgação DPE-AM

Manaus/AM - A Justiça do Amazonas atendeu a uma ação da Defensoria Pública do Estado (DPE-AM) para garantir medicamentos essenciais a pacientes que estão lutando contra o câncer. As liminares concedidas pelo Plantão Cível do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) foram um alívio para Maria de Nazare Hozannah Marreiro e Joaci Nobre Pereira, ambos enfrentando estágios avançados da doença.

Maria, diagnosticada com adenocarcinoma de pulmão em estágio avançado, buscava desesperadamente por Fauldcarbo 700mg e Alimta 850mg, enquanto Joaci, lutando contra o câncer de próstata em estágio avançado, necessitava da medicação Bicalutamida 50mg. A demora no fornecimento desses medicamentos poderia ter consequências graves para a saúde de ambos, e os juízes reconheceram essa urgência.

Arlindo Gonçalves, coordenador do núcleo da Defensoria Pública, ressaltou que os juízos destacaram que a demora no fornecimento dos medicamentos poderia agravar o quadro de saúde dos pacientes e colocar em risco suas vidas.

“Em razão dessa demora, a Defensoria utilizou em caráter de plantão judicial a ação para dois pacientes, requisitando o tratamento imediato para que o juiz determinasse Cecon a ao Estado do Amazonas a realização da quimioterapia, o que foi concedido em sede de plantão.  Então, o magistrado concedeu de imediato o início do tratamento sob pena de fixação de multa. E agora, nós esperamos que com essa decisão os pacientes eles venham ter acesso imediato ao tratamento do conforme prescrito pelo médico", informou o defensor.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Amazonas

+ Amazonas