Jovens do sistema socioeducativo recebem certificados

Por

08/07/2014 12h36 — em Amazonas

O governo do Amazonas entrega nesta quarta-feira, 9 de julho, às 15h, no Centro de Convivência do Idoso (Ceci – esquina das ruas Wilkens de Mattos e Alexandre Amorim, s/nº, Aparecida, zona Sul) certificados de conclusão de cursos profissionalizantes para 49 adolescentes que cumprem medida socioeducativa nos centros Dagmar Feitoza e Marize Mendes (bairro Alvorada, zona Centro-Oeste), Senador Raimundo Parente (bairro Cidade Nova, zona Norte e nos polos descentralizados de Liberdade Assistida (LA).

De acordo com a secretária de Estado da Assistência Social e Cidadania (Seas), Regina Fernandes, os cursos fazem parte do compromisso assumido pelo governo do Amazonas junto ao Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), para inserir os jovens em conflito com a lei no plano de Formação Inicial e Continuada (FIC).

Quarenta e nove internos vão receber os diplomas dos cursos nas áreas da construção civil e informática, este último oferecido pelo Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) em parceria com a Seas. Pais e irmãos de adolescentes também irão receber os certificados. “O governo apresenta mais um resultado da sua responsabilidade em prover ações de inclusão social para egressos do Sistema Socioeducativo”, disse a secretária.

Os cursos tiveram início em 2013 e até hoje garantiu a certificação profissional a mais de 437 adolescentes socioeducandos, sendo 25 inseridos no mercado de trabalho nas áreas da construção civil, comércio, alimentação e mecânica de automóveis. Além desses, houve a inserção de 53 egressos nos cursos de Programa Formando Cidadão. Para este ano o objetivo é abrir novos cursos nos centros socioeducativos.