Ipixuna decreta situação de emergência; cheia atinge mais de 3 mil famílias

Por Portal do Holanda

25/02/2021 11h33 — em Amazonas

Mais de seis barros do município foram afetados. Foto: Wagner Albino/Prefeitura de Ipixuna

Manaus/AM - O município de Ipixuna, situado na fronteira do Amazonas com o Acre, decretou situação de emergência devido à cheia do rio Juruá, que atingiu mais de seis bairros da cidade e um total de 3.455 famílias -1.367 da zona urbana e 2.088 da zona rural do município.

O decreto, que deve durar 90 dias, foi assinado pela prefeita Maria do Socorro Oliveira. De acordo com dados atualizados da Defesa Civil do município, a cota de subida do rio registra 13,52m.

O decreto também considerou o aumento no número de casos confirmados de malária e a prevenção à Covid-19. A prefeitura deve implementar medidas para diminuir os prejuízos ocasionados pela enchente e garantir a segurança dos moradores do município.

A Defesa Civil de Ipixuna informou que planeja ações para conter os efeitos da enchente na cidade de Cruzeiro do Sul, localizada no estado vizinho, que deve chegar ao município da próxima semana. O órgão busca medidas alternativas para abrigar a população.

A transferência de famílias para as escolas, estratégia executada em cheias de grandes proporções como a que atingiu Ipixuna em 2017, aumenta o risco de contágio pelo novo coronavírus.


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Amazonas