Compartilhe este texto

Ipês da Avenida Djalma Batista sofrem tentativa de envenenamento

Por Portal Do Holanda

30/04/2017 17h57 — em
Amazonas


Foto: Divulgação

Manaus/AM - Seis ipês adultos que compõem a arborização da Avenida Djalma Batista, na altura do Vieiralves, foram alvo de suposta tentativa de envenenamento que foi descoberto no último sábado (29), por técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas). As árvores sofreram um corte no tronco e tiveram um líquido escuro, similar a um herbicida, aplicado na área.

 “Ainda não temos como confirmar o diagnóstico de envenenamento, mas tomaremos todas as medidas possíveis no sentido de identificar os responsáveis e aplicar as sanções cabíveis”, afirmou o secretário da Semmas, Antônio Nelson de Oliveira Júnior. Um boletim de ocorrência será registrado na Delegacia Especializada em Meio Ambiente (Dema) para instauração de inquérito criminal sobre o caso.

Segundo os técnicos, não há como garantir a sobrevivência dos ipês. “Alguns, apesar do corte e da colocação do suposto produto venenoso, estão com as folhagens verdes, o que pode ser indicativo de que ainda podem sobreviver”, afirmou Ourique, que já começou a apuração do caso, solicitando as imagens das câmeras de vídeo instaladas na área. 

Além de responder criminalmente, os responsáveis poderão ser enquadrados no artigo 137, do Código Ambiental do Município, que considera infração grave danificar, suprimir ou sacrificar árvores da arborização urbana, com multa agravada pelo dano causado.

O diretor solicita o apoio da sociedade no sentido de denunciar os responsáveis pelo caso. “Se alguém souber ou tiver visto algum movimento suspeito, alguém em atitude suspeita naquele trecho do canteiro central, pedimos que ligue para a secretaria (0800-092-2000 ou 3236-6684) e nos informe”, afirmou.  A perda das árvores causará um desequilíbrio irreparável na paisagem. “Pedimos que as pessoas fiquem  atentas e denunciem atos como esse”, apelou Ourique.

 


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Amazonas

+ Amazonas