Início Amazonas Invenção de amazonense vai ampliar durabilidade de componentes eletrônicos
Amazonas

Invenção de amazonense vai ampliar durabilidade de componentes eletrônicos

Uma invenção local pode ampliar a vida útil dos componentes eletroeletrônicos. Trata-se de um dispositivo desenvolvido pela Infosigma, com apoio da da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM). O dispositivo vai amenizar um dos problemas  decorrentes do impacto do ‘ESD’ - do inglês Electro Static Discharge – processos que alteram as especificações dos componentes eletroeletrônicos e tendem a diminuir a vida útil dos mesmos, comprometendo a durabilidade e a qualidade dos produtos .  O novo dispositivo será testado  pelas indústrias da Zona Franca de Manaus.

De acordo com a empresária Elisângela dos Santos Aguiar, o objetivo do projeto foi  desenvolver e lançar no mercado brasileiro de empresas eletroeletrônicas um “testador automático” de dispositivos por meio do reconhecimento biométrico da digital dos usuários, com acompanhamento dos resultados dos testes em tempo real.

Os dispositivos de proteção contra ‘ESD’, utilizados nas linhas de produção industrial (pulseiras, sapatos e calcanheiras), devem ser aferidos regularmente como forma de garantir sua eficiência. “O problema é que o controle dessa aferição, hoje, é realizado manualmente, e a não garantia da qualidade desta medição praticamente inviabiliza decisões rápidas e ações corretivas necessárias à manutenção do processo produtivo”, explicou Aguiar.

A empresária enfatizou que todas essas melhorias visam ao aumento da produtividade e competitividade das empresas que utilizarão o produto, além de servir como forma de proteção industrial. A intenção é solicitar o pedido de registro da marca e patente nacional do produto.

Siga-nos no

Google News
Quer receber todo final de noite um resumo das notícias do dia?