Internações quintuplicam e hospitais estão com 100% da capacidade em Manaus

Por Portal do Holanda

23/01/2021 14h36 — em Amazonas

Secretário de Saúde Marcellus Campêlo e governador Wilson Lima, em coletiva sobre novas medidas de restrição contra a Covid-19. Foto: Reprodução

Manaus/AM - O número de internações de pacientes de Covid-19 vindos do interior do Amazonas mais que quintuplicou desde o início do ano. Nessa sexta-feira (22), as unidades de saúde de Manaus registravam 600 internações. No início de janeiro, a média correspondia a cerca de 100 pacientes.

Em live transmitida neste sábado, o secretário de Saúde do estado, Marcellus Campêlo, afirmou que o número preocupa.

"Os nosso hospitais operam acima de 100% de taxa de ocupação. Na rede privada, a ocupação está acima de 90%. Instalamos mais de 2 mil leitos na capital e no interior, mas observamos que a necessidade de internação quintuplicou desde o início de janeiro", afirmou Campêllo.

O secretário avaliou que o alto índice de transmissibilidade de vírus na capital e a circulação da nova cepa podem ser responsáveis pelos dados alarmantes. O estado possui maior maior taxa de transmissibilidade do país (1,3). Isso significa que cada 100 pessoas podem infectar outras 130.

"Há dois casos de reinfecção. Estudos dos especialistas apontam que a possibilidade de reinfecção deve ser maior, o que pode explicar o súbito e exponencial aumento de casos na última semana de dezembro e início", explicou o secretário.

A demanda por oxigênio continua alta, e novos cilindros com o insumo serão necessários para ampliação e abertura de leitos.

"Hoje, consumimos 75 mil m³ de oxigênio na rede pública e privada. Em abril e maio era apenas 30 mil m³. Mais do que dobro do consumo do ano passado e precisamos de mais oxigênio para manutenção e ampliação de leitos. Precisamos de 120 a 135 mil de m3 de oxigênio", disse o secretário.


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Amazonas