Início Amazonas INSS mantém regras especiais para concessão de BPC a pessoas com deficiência
Amazonas

INSS mantém regras especiais para concessão de BPC a pessoas com deficiência

INSS mantém regras especiais para concessão de BPC a pessoas com deficiência
INSS mantém regras especiais para concessão de BPC a pessoas com deficiência

Manaus/AM - As medidas excepcionais para a concessão do Benefício de Prestação Continuada (BPC) para pessoas com deficiência foi prorrogada até o dia 31 de dezembro de 2022.

A portaria determinando a medida hoje (29) no Diário Oficial da União (DOU). O texto alterou uma lei de junho deste ano que previa a adoção dessas medidas até o próximo 31 de dezembro de 2021.

Uma das medidas portaria, assinada pelos ministérios da Cidadania e do Trabalho e Previdência, foi a possibilidade do uso de videoconferência para realização da avaliação social para a concessão e revisão do benefício, por conta da pandemia de Covid-19.

A portaria diz ainda que poderá ser aplicado o padrão médio da avaliação social para a concessão ou manutenção do benefício desde que a avaliação médica já tenha sido realizada e constatado o impedimento de longo prazo.

Pelo padrão médio, é possível deduzir da renda familiar bruta gastos com saúde, como tratamentos médicos, medicamentos, fraldas, alimentos especiais, entre outros e que não estão disponíveis gratuitamente no Sistema Único de Saúde (SUS) ou no Único de Assistência Social (SUAS).

O BPC concede um salário mínimo por mês ao idoso com idade igual ou superior a 65 anos ou às pessoas com deficiência de qualquer idade. Para ter acesso ao benefício é necessário que a renda por pessoa do grupo familiar seja igual ou menor que um quarto do salário-mínimo.

Para os casos de pessoa com deficiência, além da renda, também há uma avaliação médica e social no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para comprovar se a condição causa algum tipo de impedimento, seja de natureza física, mental, intelectual ou sensorial de longo prazo, com efeitos por pelo menos 2 anos e que impeçam a pessoa de ter um pleno convívio social.

Siga-nos no

Google News
Quer receber todo final de noite um resumo das notícias do dia?