Siga o Portal do Holanda

Amazonas

Inpa abre semana de ciência e tecnologia

Publicado

em

Com uma programação diversificada que envolverá mais de 200 atividades na capital e no interior do Amazonas, o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) abriu na segunda-feira (19), no auditório do Bosque da Ciência, a 12ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). O evento acontece, oficialmente, em todo o país de 19 a 25 de outubro. No Inpa, a programação se estenderá até 15 de dezembro.

“Luz, Ciência e Vida” é o tema escolhido para este ano, que foi proclamado pela assembleia geral das Nações Unidas como o Ano Internacional da Luz com o objetivo de celebrá-la como matéria da ciência e do desenvolvimento tecnológico.  A SNCT busca aproximar a ciência e a tecnologia da população.  

palestras, visitas, portas abertas, workshops, minicursos, oficinas, mesas-redondas, passeio noturno e Circuito da Ciência são algumas das atividades que o Inpa realizará em Manaus e em 22 municípios do interior do Amazonas. 

O Inpa também desenvolverá atividades da SNCT em Brasília, no Parque da Cidade, com a exposição de dois projetos: o Ecolágua, um invento baseado à energia solar para melhorar a qualidade da água; e o Ecoethos da Amazônia, um jogo educativo que trabalha a questão do cuidado e da responsabilidade socioambiental com os elementos da natureza. O projeto é coordenado pelo Laboratório de Psicologia e Educação Ambiental do Inpa (Lapsea).

Nos estados do Acre, Rondônia, Roraima e Pará, onde o instituto mantém Núcleos de Pesquisas, o Inpa participará da SNCT como fomentadores das atividades em parceria com as Secretarias Estaduais de Ciência e Tecnologia.

Veja Também

De acordo com o coordenador de Extensão, Carlos Bueno, a expectativa para a SNCT do Inpa é atingir um público estimado em 150 mil pessoas. “A proposta da SNCT é englobar atividades focadas em ciência e tecnologia por uma semana, no entanto, achamos importante incluir outras atividades, por isso a Semana no Inpa se expandiu”, disse Bueno.

Para a coordenadora da SNCT do Inpa, Denize Gutierrez, este ano o Instituto conseguiu incrementar e diversificar o número de atividades para este ano. “É do nosso interesse trazer projetos que envolvam criatividade e inovação, que envolvam demonstração atrativas para os estudantes”, diz Gutierrez.

 Na opinião do diretor do Inpa, o pesquisador Luiz Renato de França, este é um momento de celebração da ciência. “O tema escolhido Luz, Ciência e Vida foi muito feliz, porque só há vida a partir da luz e a ciência só tem sentido se propiciar desenvolvimento e se estiver integrada com a sociedade”, explica o diretor.

+ Amazonas

Para compartilhar este conteúdo, utilize o link ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do Portal do Holanda estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral.

Copyright © 2006-2020 Portal do Holanda.