Indígena isolado que fez contato com ribeirinhos já retornou para sua aldeia

Manaus/AM - O indígena isolado que fez contato com moradores da comunidade ribeirinha Bela Rosa, no município de Lábrea, no Amazonas, já retornou para sua aldeia de origem, segundo a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai). O contato ocorreu na noite de quarta-feira (12), na comunidade às margens do Rio Purus, próxima à Base de Proteção Etnoambiental (Bape) Mamoriá Grande. A presença de povos indígenas isolados nessa região foi confirmada oficialmente em 2021.
O jovem indígena chegou à comunidade por volta das 19h, descalço e vestindo uma indumentária de fibras. Após o contato, ele retornou à floresta na tarde de quinta-feira (13). Em seguida, uma equipe multidisciplinar da Sesai e da Funai foi à comunidade para avaliar a situação epidemiológica dos moradores e orientar a população sobre as medidas de proteção ao povo indígena isolado da Terra Indígena Mamoriá Grande.
Para reforçar a proteção ao indígena e sua comunidade, duas equipes da Funai, uma da Frente de Proteção Etnoambiental Madeira-Purus (CFPE-MP) e outra da CGiirc, estão a caminho da Bape Mamoriá, juntamente com uma equipe da Sesai. As equipes permanecerão no local por tempo indeterminado, monitorando a situação.
A equipe da CGiirc contará com uma colaboradora indígena do povo Juma, experiente no monitoramento de povos isolados e fluente na língua Kawahiva, possivelmente a mesma etnia do jovem indígena isolado. A Funai não informou a etnia do jovem, apenas confirmou que ele pertence à Terra Indígena (TI) Mamoriá Grande.
Veja também

ASSUNTOS: Amazonas