Compartilhe este texto

DPE instaura Procedimento Coletivo para investigar reajuste da água em Manaus

Por Portal Do Holanda

15/02/2025 14h26 — em
Amazonas


Foto: Divulgação

Manaus/AM - A Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM), através do Núcleo de Defesa do Consumidor (Nudecon), iniciou um Procedimento Coletivo (PC) para investigar a transparência e impacto do reajuste tarifário de 12,32% aplicado pela concessionária Águas de Manaus. O reajuste gerou questionamentos de consumidores devido à falta de informações detalhadas sobre os motivos do aumento.

O coordenador do Nudecon, Christiano Pinheiro, explicou que o objetivo do procedimento é analisar as justificativas técnicas e econômicas do aumento e avaliar o papel da Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Município de Manaus (Ageman) nessa situação. O PC solicita informações à Águas de Manaus, Ageman e Prefeitura de Manaus, que têm 15 dias para fornecer documentos e esclarecimentos sobre o reajuste, incluindo a base de cálculo, estudos técnicos e cronograma de investimentos previstos.

O Procedimento Coletivo é um instrumento utilizado pela DPE para promover os direitos difusos, coletivos e individuais homogêneos, conforme a Resolução 023/2022-CSDPE/AM. Ele é instaurado e presidido por um defensor público e visa apurar fatos que possam autorizar a tutela desses interesses, servindo como preparação para o exercício das funções institucionais da Defensoria Pública.

 


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Amazonas

+ Amazonas