Indicação prevê a criação de Núcleo de Apoio a Alfabetização no município

Por Portal do Holanda

17/11/2014 16h20 — em Amazonas

Na manhã desta segunda-feira, a presidente da Comissão de Educação da Câmara Municipal de Manaus, vereadora professora Therezinha Ruiz, encaminhou a Casa Legislativa, a indicação n.º 1015/2014, que prevê a criação do Núcleo de Apoio a Alfabetização Municipal, a ser implantado na Secretaria Municipal de Educação, para trabalhar e desenvolver atividades relacionadas à educação infantil.

De acordo com a parlamentar, o Núcleo dará continuidade as ações desenvolvidas dentro da Semed, para a melhoria da alfabetização de crianças na rede municipal de ensino. “A criação desse Núcleo visa implementar uma política de alfabetização para atender tanto as demandas dos professores alfabetizadores, quanto aos alunos no aprendizado da leitura e da escrita, bem como a interpretação do conteúdo aprendido”, comenta Therezinha.

A proposta da criação do Núcleo surgiu durante audiência pública realizada na semana passada, que discutiu ações realizadas pela Secretaria de Educação, para o cumprimento das metas do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, que estabelece que todas as crianças devam estar alfabetizadas em Língua Portuguesa e Matemática, com idade entre seis e oito anos de idade em todos os Estados da federação que aderiram ao Pacto.

Outra função atribuída ao Núcleo será a de dar suporte técnico-pedagógico aos professores da alfabetização, com orientações pedagógicas e estruturais, bem como, oferecer treinamentos aos professores, para exercer sua função de alfabetizar de forma lúdica, por meio de um acervo literário que venha despertar o interesse das crianças.

PROMEAPI

Outra indicação encaminhada a CMM pela parlamentar, prevê a extensão do Programa Municipal de Escolarização do Adulto e da Pessoa Idosa, aos Centros de Referência de Assistência Social. O Promeapi é um programa que alfabetiza pessoas com idade superior a 35 anos de idade e atende atualmente 532 alunos, que após o término do processo de alfabetização são encaminhados ao Ensino de Jovens e Adultos, para continuar a aprendizagem em outras séries de ensino.