Corrida contra o Preconceito vai reunir 1,2 mil participantes

Por Portal do Holanda

17/11/2014 16h15 — em Amazonas

Todas as 1,2 mil vagas para a I Corrida contra o Preconceito, promovida pela Secretaria Municipal de Saúde no dia 30 de novembro, já foram preenchidas. A prova será na avenida Coronel Teixeira, na Ponta Negra, e visa mobilizar a sociedade para o combate a qualquer tipo de preconceito e discriminação, principalmente contra pessoas com HIV/Aids.

O secretário municipal de Saúde, Homero de Miranda Leão, explica que a competição foi idealizada para marcar o Dia Mundial de Combate à Aids, 1º de dezembro, chamando a atenção da sociedade para o combate ao preconceito contra pessoas que vivem com a doença. “A procura por participação na corrida foi muito grande e as vagas foram preenchidas praticamente em um único dia”, informou.

O custo da inscrição foi de dois quilos de alimentos não perecíveis, exceto sal e açúcar, que serão doados às pessoas de baixa renda que vivem com HIV e são atendidas nos Serviços de Atendimento Especializados em DST/AIDS. Os dois quilos de alimentos deverão ser entregues para a coordenação do evento no momento do recebimento do Kit de participação, composto por camisa, número de identificação, boné, pin, folder, e mapa geral do percurso e instalações.

A chefe do Núcleo de Controle das DSTs/Aids e Hepatites Virais da Semsa, Adriana Souza, disse que os inscritos receberão kits nos dias 27 e 28 de novembro (das 8h às 12h e das 14h às 17h) e dia 29 de novembro (das 8h às 12h), na Fundação Vila Olímpica do Amazonas (avenida Pedro Teixeira, 400, Dom Pedro). Além dos dois quilos de alimentos, os participantes precisam apresentar documento de identidade original e com foto. “Os inscritos devem ficar atentos aos prazos e regras da corrida por meio do regulamento já disponível no site semsa.manaus.am.gov.br”, alerta Adriana Souza.

A corrida contará com um percurso de 4 km. O ponto de largada e de chegada será o anfiteatro da Ponta Negra, com a concentração marcada para às 15h. A I Corrida contra o Preconceito é um evento inédito em Manaus e conta com o apoio do Ministério da Saúde, de Organizações da Sociedade Civil, Coordenação Estadual das DST/AIDS/HIV e Hepatites Virais, Comando Geral da Polícia Militar do Amazonas, Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer, Secretaria Municipal de Educação, Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização de Trânsito, Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos, Instituto Municipal de Ordem Social e Planejamento Urbano,  Samu e Federação Desportiva de Atletismo do Estado do Amazonas.