Imunidade de rebanho pode ter controlado Covid-19 em Manaus, diz estudo

Por Portal do Holanda

22/09/2020 14h46 — em Amazonas

Pessoas no Centro de Manaus - Foto: Arquivo / Portal do Holanda

Manaus/AM - Um estudo publicado nesta segunda-feira (21), indica que Manaus, capital do Amazonas, atingiu a imunidade de rebanho, o que pode ter levado à queda na quantidade de novos casos de covid-19 na cidade. 

De acordo com a Folha de São Paulo, o estudo realizado por pesquisadores brasileiros em parceira com cientistas de Harvard (EUA), Imperial College (Reino Unido) e Universidade de Oxford (Reino Unido), além de institutos como o Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) e a Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), aponta que o pico de pessoas imunizadas na cidade foi em junho, com 51, 8% das pessoas apresentando anticorpos. Estima-se que com a correção de falsos-negativos, até 66% da população tenha sido infectada pela doença.

Ainda assim, o coronavírus afetou mais de 130 mil pessoas e levou quase 4 mil à morte.

Para confirmar a infecção pelo coronavírus, as amostras de sangue foram testadas por meio de sorologia em diferentes datas, de maneira que os pesquisadores pudessem contornar os falsos negativos.

Mais de 6.300 amostras de sangue do Hemoam foram investigadas. Ainda assim, não é possível associar a queda na quantidade de casos em Manaus, apenas à imunidade de rebanho.