Início Amazonas Igarapés de Manaus recebem trabalho preventivo para evitar ocorrências em período de chuva
Amazonas

Igarapés de Manaus recebem trabalho preventivo para evitar ocorrências em período de chuva

Dragagem

Envie
Igarapés de Manaus recebem trabalho preventivo para evitar ocorrências em período de chuva
Igarapés de Manaus recebem trabalho preventivo para evitar ocorrências em período de chuva
Envie

Manaus/AM - Os trabalhos da Prefeitura de Manaus de dragagem e desassoreamento em leitos de igarapés continuam mesmo em período de pouca chuva. Nesta segunda-feira, 2, o prefeito Arthur Virgílio Neto acompanhou o serviço de dragagem em uma área de 800 metros do igarapé do Mindu, localizado no conjunto Jardim Primavera, bairro Parque 10, zona Centro-Sul.

“As obras de verão estão a pleno vapor. Estamos trabalhando no período de sol para não termos problemas no inverno. Essas ações preventivas têm reduzido a cada ano as ocorrências de transbordamento dos igarapés”, destacou o prefeito.

Equipes da Secretaria Municipal de infraestrutura (Seminf) realizam o serviço de retirada de areia e de lixos que impedem a passagem da água, o que poderia causar alagamentos em períodos de chuva. “É um trabalho de prevenção que outras cidades não fazem e acabam sofrendo com tantas alagações. Nós estamos fazendo uma engenharia de cama para facilitar a descida das máquinas, que irão retirar todo o lixo que infelizmente ainda acaba tendo como destino os igarapés”, concluiu o prefeito Arthur Neto.

Além do trecho do conjunto Jardim Primavera, a Seminf realiza trabalhos em outras cinco frentes de obras pela cidade. O trabalho preventivo é fundamental, como destacou o secretário da Seminf, Kelton Aguiar, e o material retirado dos leitos dos igarapés pode ser reciclado e reaproveitado pela Prefeitura de Manaus.

“O Igarapé do Mindu, infelizmente, recebe uma grande quantidade de lixo ao longo do seu percurso, o que acaba levando transtorno para a população, porque a chuva faz o material transbordar. Estamos fazendo o trabalho de retirada desse material, não só a areia que fica, mas todo o lixo na lateral, para que o igarapé tenha profundidade e o leito possa suportar maior fluxo de água, tanto na parte do fundo como nas laterais. O material retirado pode ser reciclado e serve para algumas atividades dentro da secretaria”, informou Aguiar. 

Siga-nos no

Google News