Compartilhe este texto

IBGE faz evento teste para o Censo Demográfico 2022 em Itacoatiara, no Amazonas

Por Portal do Holanda

04/11/2021 9h28 — em
Amazonas


Foto: Divulgação IBGE-AM

Os testes para o Censo Demográfico 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)  iniciam nesta quinta-feira (4) na comunidade Novo Remanso, no município de Itacoatiara, no Amazonas. Cerca de 20 trabalhadores que atuarão na pesquisa no ano que vem, farão o teste. 70 milhões de domicílios serão visitados no país a partir de junho do próximo ano.

Foto: Divulgação IBGE-AM

No teste para o Censo, serão avaliados os equipamentos e sistemas de coleta, os questionários e a abordagem ao informante nos contextos locais. O teste inclui todas as etapas do Censo, desde o treinamento dos recenseadores, montagem do posto de coleta, pesquisa do entorno, modelo misto de coleta, mobilização dos moradores e comunicação com a mídia.

Foto: Divulgação IBGE-AM

Cerca de 13 recenseadores farão abordagens alternativas e complementares de coleta de dados no teste presencial, por telefone e por internet.

Foto: Divulgação IBGE-AM

Novo Remanso foi escolhida pelo IBGE por uma série de fatores, como ser de fácil logística, ser bem definida em seus limites, e ter domicílios e população estimada de tamanho ideal para o teste.

Foto: Divulgação IBGE-AM

O teste em Novo Remanso vai permitir experimentar a operação censitária numa área semelhante à realidade geral do Estado.

 



O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Amazonas

+ Amazonas