Compartilhe este texto

Hospital Delphina Aziz vira modelo e impulsiona nova fase da saúde no Amazonas

Por Portal Do Holanda

05/08/2025 10h41 — em
Amazonas


Foto: Divulgação/Governo do Amazonas

Manaus/AM - O Governo do Amazonas tem ampliado a estrutura da saúde pública com foco na regionalização dos atendimentos, tecnologia e eficiência nos serviços. O modelo adotado segue o chamado “Padrão Delphina Aziz”, referência na zona norte de Manaus e agora replicado em outras unidades. Desde 2019, o hospital que dá nome ao modelo saltou de 35 para 352 leitos, e o número de cirurgias realizadas subiu de 1,2 mil para 22,7 mil por ano.

Além da ampliação estrutural, o hospital passou a realizar transplantes renais e implantes cocleares. A expectativa é que, em 2025, comece também a realizar transplantes de fígado — o primeiro da história do estado. A modernização tecnológica tem sido fundamental nesse processo, com a previsão de 2,4 milhões de exames até o fim do próximo ano, além da redução do tempo de espera para procedimentos.

Foto: Divulgação/Governo do Amazonas

O Hospital 28 de Agosto, que integra o Complexo Hospitalar Sul, também segue a linha de expansão. Apenas nos primeiros quatro meses de 2025, a unidade realizou mais de 3,7 mil cirurgias. Segundo o secretário Marcellus Campêlo, responsável pela coordenação das obras da saúde, a prioridade é ampliar o acesso e melhorar os fluxos entre capital e interior com reformas e novos equipamentos.

A prevenção também tem sido fortalecida com iniciativas como o Centro Avançado de Prevenção ao Câncer do Colo do Útero (Cepcolu), que eliminou a fila de espera por cirurgias ginecológicas em apenas quatro meses. No campo digital, o Telessaúde alcança hoje todos os 62 municípios do estado, reduzindo filas em diversas especialidades e ampliando o alcance da atenção primária por meio de teleconsultas e telediagnósticos.

Com investimento de R$ 186,6 milhões, o Governo do Estado lançou em junho um novo mutirão de cirurgias eletivas com meta de 40 mil procedimentos até o fim do ano. Segundo a secretária de Saúde, Nayara Maksoud, a gestão se baseia na expansão da rede física, modernização tecnológica e qualificação constante das equipes, com o objetivo de consolidar um sistema de saúde mais eficiente e acessível para toda a população amazonense.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Amazonas

+ Amazonas