Compartilhe este texto

Governo torna obrigatório no Amazonas exame que checa nível de vitamina que combate a covid

Por Portal do Holanda

23/01/2022 11h17 — em
Amazonas


Vitamina ajuda a combater a covid-19 - Foto: Ilustrativa/Pelxes

Manaus/AM - O exame para checar níveis de vitamina D no organismo agora é obrigatório na rede pública de saúde (SUS). A medida foi adotada pelo Governo do Amazonas e está valendo desde o último dia 12 de janeiro.

Os médicos da rede devem incluir nos exames de rotina  a checagem das dosagens da vitamina no corpo. Além de vitamina, a substância tem função de  hormônio que é essencial para que o infectados pelo vírus da covid-19 consigam se recuperar plenamente.

“Foi observado por estudos ao longo desses anos de pandemia, que as pessoas que possuem a vitamina D, normal, têm uma evolução mais favorável para a Covid-19 um dos estudos foi conduzido por pesquisadores da Universidade Northwestern nos Estados Unidos,” explica a pediatra a pediatra Jackeline Galdino.

A especialista explica que a falta da vitamina D pode gerar um aumento no risco de problemas cardíacos, diabetes, certos tipos de câncer e facilitar a infecção por gripes e resfriados.
 
Cuidado

Os benefícios da vitamina D são incontestáveis, no entanto, o seu uso sem prescrição médica ou aconselhamento profissional é desaconselhado. O excesso da substância no organismo pode ter efeitos adversos e até causar doenças, como explica a médica.
 
“O excesso de vitamina D pode gerar uma toxicidade, o que faz com que haja reabsorção de cálcio nos ossos, no intestino, gerando portanto uma hipercalcemia. Esse aumento de cálcio pode gerar uma perda de função renal, pode gerar pedra nos rins, além de sintomas como fadiga, fraqueza muscular, náuseas, desidratação e anorexia”, finaliza Jackeline Galdino.


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Amazonas

+ Amazonas