Compartilhe este texto

Governo leva festivais de música e dança para o interior

Por Portal Do Holanda

24/07/2013 16h45 — em
Amazonas



Os meses de agosto e setembro serão curtos para a vasta programação do 4º Festival Amazonas de Música (FAM) e do 5º Festival Amazonas de Dança (FAD), promovidos pelo Governo do Amazonas por meio da Secretaria de Estado da Cultura, cuja realização foi confirmada na manhã desta quarta-feira, 24, durante coletiva de imprensa, no Teatro da Instalação, no Centro.

Este ano, além de Manaus, o 5º FAD acontecerá também em Novo Airão (a 180 quilômetros da capital). Na capital, o Festival acontece nos dias 30 e 31 de agosto, com cinco espetáculos selecionados de dança por noite, no Teatro Amazonas, sempre com início às 19h e entrada franca. E entre os dias 4 e 7 de setembro, ele se desloca para o município do interior. Já o 4º FAM será realizado no Município de Parintins (a 369 quilômetros de Manaus), entre os dias 25 e 28 de setembro.

O secretário de Estado da Cultura, Robério Braga, abriu a coletiva reafirmando a importância da realização dos festivais no Amazonas. “Além dos valores investidos, que geram emprego e renda para a população envolvida, há ainda algo que não pode ser mensurado, que é a satisfação dos artistas amazonenses em poderem apresentar suas artes. Isso sem falar do legado deixado para as artes e a cultura”, disse.

Esta edição do Festival Amazonas de Dança terá o investimento de R$ 450.185,00 do Governo do Estado do Amazonas, beneficiando os dois municípios, tendo mais de 165 artistas envolvidos. Já o 4º FAM terá um investimento de R$ 1,5 milhão, com 134 artistas envolvidos, gerando mais de 800 empregos diretos e indiretos para a população amazonense.

        Na ocasião foi anunciado ainda que ambos os eventos, que serão realizados em cidades do interior do Estado pela primeira vez, devem se estender a outros municípios nas próximas edições. “Esta é uma iniciativa do Governo do Estado apoiada pelas categorias envolvidas, que escolheram inclusive os municípios que receberiam os festivais”, adicionou o secretário.

        Estiveram também presentes na coletiva o presidente da Associação de Profissionais de Dança do Amazonas (Aprodam), Augusto Domingos e o diretor artístico e musical do FAM, o maestro Davi Nunes. “Nós escolhemos realizar o Festival em Parintins, pela enorme centro musical e cultural que é este município. Além disso, os artistas amazonenses apoiam a atitude do Governo do Amazonas em disseminar a arte e a cultura no interior do Estado”, disse Davi Nunes.

Domingos também falou da escolha de Novo Airão, feita pela categoria. “A prefeitura do município já nos havia convidado em 2010 para realizarmos uma oficina para os dançarinos de lá. Após isso constatamos a grande quantidade e qualidade dos artistas da dança no interior, que pode se tornar uma grande potencia nesse quesito”, disse o presidente.

Após a coletiva, convidados e membros da imprensa puderam acompanhar aos ensaios do Corpo de Dança do Amazonas (CDA), que estará presente no encerramento do Festival Amazonas de Dança em Novo Airão.

 

NULL

Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Manaus, Amazonas, Brasil

+ Amazonas