Governo inaugura nova sede do Cetam em Parintins
Manaus/AM - O município de Parintins, no interior do Amazonas, ganhou nesta terça-feira (24) uma nova sede da Escola de Educação Profissional e Tecnológica Jair Mendes, vinculada ao Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam). A estrutura foi entregue pelo governador Wilson Lima e representa mais um passo na interiorização do ensino técnico e na valorização da formação profissional no estado.
Com capacidade para atender até 774 alunos por ano — mais que o dobro da estrutura anterior —, a nova unidade conta com dois andares, biblioteca, auditório, salas de aula e laboratórios voltados para áreas como saúde, gastronomia, informática, produção cultural e embelezamento. A escola leva o nome do artista plástico Jair Mendes, um dos maiores ícones do Festival de Parintins, falecido em março deste ano, em reconhecimento à sua contribuição cultural.
Durante a cerimônia de inauguração, Wilson Lima destacou a importância de estruturas permanentes no município, para além do período do Festival Folclórico. O governador também fez a entrega simbólica de certificados a alunos formados em cursos como Guia de Turismo, Cozinheiro de Café Regional, Recepcionista em Eventos e Agente de Informações Turísticas. A estudante Viviane Monteiro, de 18 anos, celebrou a nova sede: "É muito bom ter um espaço só para a gente e com livros de apoio. Escolhi inglês por causa do turismo da cidade."
Essa é a terceira unidade do Cetam em sede própria inaugurada durante a atual gestão, ao lado das escolas de Silves e Benjamin Constant. Outros municípios que já contam com estruturas semelhantes são Tefé, Maués, Tabatinga e Itacoatiara. Nos demais, os cursos do Cetam continuam sendo ofertados em prédios cedidos por prefeituras ou por outras instituições de ensino.
Desde 2019, mais de 1 milhão de vagas foram ofertadas em cursos técnicos e de qualificação pelo Cetam. A ampliação em Parintins fortalece a cidade como polo regional de educação profissional no Baixo Amazonas, garantindo oportunidades gratuitas de formação a jovens e adultos do interior, promovendo inclusão, empregabilidade e desenvolvimento local.
ASSUNTOS: Amazonas