Compartilhe este texto

Governo do Amazonas conta com doações para garantir oxigênio

Por Portal Do Holanda

04/02/2021 13h52 — em
Amazonas


Governador prevê que a utilização diária do insumo pode chegar a 130 mil m3 por dia. Foto: Secom

Manaus/AM - Com a previsão do aumento de consumo de oxigênio nas unidades de saúde em Manaus, o governo do Amazonas conta com o auxílio do governo federal, das Forças Armadas e da empresa White Martins, principal fornecedora do insumo ao estado, para garantir a sobrevivência de pacientes com Covid-19.

O consumo passou de 14 mil m3 por dia para 86 mil m3 em janeiro. A previsão, de acordo com o governador Wilson Lima, é que a demanda vai continuar aumentando e o consumo pode chegar a 130 mil m3/dia.

"O oxigênio continua sendo a preocupação. Temos todas as unidades abastecidas, mas não há produção local suficiente para atender às necessidades do aumento no consumo", afirmou. "Por isso, temos feito um esforço muito grande junto ao governo federal e à empresa White Martins para o transporte do insumo".

"Temos doações vindas do nordeste e algumas compras feitas pelo governo federal. Há previsão de chegada de um contêiner da Marinha e outras cargas com a ajuda da Força Aérea Brasileira e da Venezuela. São as cargas extras que tem garantido o abastecimento das unidades de saúde", acrescentou.

Lima informou que 64 miniusinas deverão ser instaladas no interior para garantir a autosustentabilidade dos municípios, sendo que 19 estruturas já estão produzindo 8.280 m3 cúbicos por dia. "Isso nos dá tranquilidade em relação a alguns municípios", disse Lima.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Amazonas

+ Amazonas