Golpistas aproveitam doações de voluntários em hospitais de Manaus

Por Portal do Holanda

17/01/2021 17h13 — em Amazonas

Foto: Reprodução/Instagram

Manaus/AM - Parte da sociedade amazonense está se dando tudo de si e se mobilizando nos últimos dias para conseguir amenizar o sofrimento dos pacientes e profissionais de saúde nos hospitais da capital do Amazonas, que sofrem com a falta de oxigênio, leitos, estrutura, EPIs, e outros ítens básicos.

Com a escassez, nasceu uma corrente do bem com voluntariado buscando entregar o que falta nos hospitais públicos do Estado, ou doando alimentos e água para quem está do lado de fora, aguardando ser atendido ou mesmo esperando alguma notícia de parentes internados.

No entanto, alguns golpistas agindo de má fé andam aproveitando-se da situação para obter vantagem própria. 

Um vídeo registrado por uma moradora das proximidades do Hospital 28 de agosto mostra o momento em que um homem, se passando por parente de paciente, pega garrafas de água que estão sendo doadas, e em seguida coloca em uma banquinha para revender. 

No Hospital Instituto da Mulher, o mesmo aconteceu. Voluntários flagraram pessoas com caixas de isopor repletas de ítens doados. A caixa chegou a ser apreendida pela prefeitura. 

Cenas como essa têm sido comuns nos últimos dias, em meio ao caos que a cidade vive, e á luta dos profissionais de saúde, sofrimento dos pacientes e seus parentes que fazem plantão em frente aos hospitais, e a luta dos voluntários em ajudar com o que podem.

Espera-se que, com isso, os voluntários não parem de doar, mas fiquem atentos se as pessoas que pegam os materiais estão de fato necessitando.


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Amazonas