Geradores de energia serão distribuídos em presídios do Amazonas

Por Portal do Holanda

27/02/2021 16h55 — em Amazonas

Foto: Divulgação / Seap

A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) adquiriu 11 novos geradores de energia para serem distribuídos às unidades prisionais do Estado. A aquisição foi realizada com recursos advindos do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), vinculado ao Ministério de Justiça e Segurança Pública, por meio do Fundo Penitenciário Nacional (Funpen).

No objetivo de dar suporte aos geradores antigos que existem nas penitenciárias do Amazonas, um gerador de 140 kVA foi instalado no Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj). Outros dois, de mesma potência, aguardam adequações nos espaços para serem enviados ao Centro de Detenção Provisória de Manaus I (CDPM 1) e à Unidade Prisional do Puraquequara (UPP).

Um gerador de 110 kVA de potência já está instalado no Instituto Penal Antônio Trindade (Ipat). E ainda sete geradores de 55 kVA serão enviados para a Penitenciária Feminina de Manaus (PFM) e para as unidades prisionais dos municípios de Tabatinga, Humaitá, Coari, Tefé, Maués e Parintins. Um total de R$ 972 mil foram investidos na compra das máquinas.

“Havia a necessidade de adquirir esses novos geradores para que funcionem como um bypass para os existentes, ou seja, quando uma máquina falhar os geradores novos serão acionados para que a unidade não tenha problemas com falta de energia, pois isso compromete a segurança, principalmente no período noturno”, observa o titular da Seap, coronel Vinícius Almeida.

Para o coordenador administrativo da Seap, Denis Caetano Cavalcante, “as unidades prisionais são sistemas complexos, passar períodos sem energia elétrica pode ocasionar, em pouco tempo, colapsos de importante magnitude. A aquisição desses geradores contribuirá sobremaneira com o reforço na segurança das unidades prisionais”.

Funpen - O Fundo Penitenciário Nacional (Funpen) foi criado pela Lei Complementar nº 79, de 7 de janeiro de 1994. Sua finalidade é de proporcionar recursos e meios para financiar e apoiar as atividades e os programas de modernização e aprimoramento do sistema penitenciário nacional.


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Amazonas