Compartilhe este texto

Gás natural no Amazonas é o mais competitivo do Brasil, aponta levantamento

Por Portal Do Holanda

21/02/2024 17h04 — em
Amazonas


Foto: Divulgação

Manaus/AM - O Amazonas possui a tarifa de gás natural mais baixa do País nos segmentos industrial e comercial e ocupa a segunda posição no segmento veicular.  A constatação é baseada em levantamento feito por meio de simulador de tarifa lançado recentemente, pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan).

A calculadora, disponível no site da Firjan, simula o valor total da fatura do consumidor, a partir do preenchimento de dados de consumo e a indicação do segmento. Para isso, o simulador, elaborado pela Gerência de Petróleo, Gás e Naval da Federação, leva em consideração tanto a faixa de consumo quanto os valores das tabelas tarifárias praticadas nos estados.

O levantamento tomou como base dados das tabelas tarifárias de 19 distribuidoras de gás natural do País. O estudo indicou a alta competitividade do preço do gás natural distribuído pela Companhia de Gás do Amazonas (Cigás).

No caso do segmento industrial, a tarifa praticada pela Cigás é a mais baixa do país junto aos usuários de grande e médio portes. Atualmente, o gás natural é utilizado como insumo por 71 usuários deste ramo, dos mais diferentes segmentos: eletroeletrônico, duas rodas, papel e papelão, químico, bebidas, entre outros. Considerando a pluralidade de aplicabilidades, o combustível é usado, por exemplo, por empresas do Polo Industrial de Manaus (PIM) no aquecimento de fornos, caldeiras e como matéria-prima para produtos.

Em se tratando do segmento comercial, a tarifa praticada pela Companhia de Gás do Amazonas é a mais baixa. Hoje, a Cigás fornece gás natural para empreendimentos de diversos ramos de atividades, entre os quais os maiores shoppings da cidade, supermercados, restaurantes, lavanderias, academias e o Hospital e Pronto-Socorro Delphina Aziz.

O levantamento indica ainda a alta competitividade da tarifa do gás natural veicular (GNV) no Amazonas. O preço é o segundo menor do País. A rede de fornecimento atual de GNV, no Amazonas, conta com seis postos de combustíveis em funcionamento e dois outros prestes a serem inaugurados.

 

 

 


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Amazonas

+ Amazonas