Fiscalização do MPAM e PM flagra incêndio criminoso e prende suspeitos
O Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM), em colaboração com a Polícia Militar e a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semades), conduziu uma ronda ambiental conjunta no último sábado (12). A ação, coordenada pelo promotor de Justiça Venâncio Antônio Castilhos de Freitas Terra, teve como foco a conscientização sobre os impactos do desmatamento e dos incêndios florestais.
Manicoré é, atualmente, o município com o maior número de focos de incêndio no Amazonas, conforme dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Diante desse cenário, a iniciativa, que contou com policiais e brigadistas municipais, integra a "Ação coordenada - Combate ao Desmatamento e Incêndios Florestais", um projeto do MPAM.
"Somente indo a campo é que poderemos conscientizar a população acerca da gravidade dos crimes ambientais e tentar alterar o crescente quadro de desmatamentos na Floresta Amazônica. O apoio da Polícia Militar e da Semades foi fundamental para o êxito da ação conjunta", destacou o promotor.
Durante a ronda, a equipe flagrou um foco de incêndio criminoso em uma área desmatada, próxima à zona urbana do município. No local, dois suspeitos foram autuados em flagrante delito no âmbito da Lei dos Crimes Ambientais e encaminhados à delegacia.
ASSUNTOS: Amazonas