Compartilhe este texto

Fieam e Senai se unem para ajudar pequenas empresas em Manaus

Por Portal do Holanda

21/07/2016 13h55 — em
Amazonas



Manaus/Am - A Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam) firmou parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) para aumentar a produtividade de pequenas e médias empresas amazonenses do segmento de alimentos e bebidas, através da redução de custos e, consequentemente, maior a expansão no mercado regional.

O programa é coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comercio Exterior (MDIC) e pretende aumentar em pelo menos 20% a produtividade das pequenas e médias empresas indústrias participantes. A iniciativa contou com a elaboração de um projeto piloto que obteve ótimos resultados com a participação de 18 empresas, nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Ceará e acabou sendo ampliado por todo o Brasil pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e Senai.

O projeto vem com o objetivo de mudar essa realidade. “As metas do ‘Brasil mais Produtivo’ são: baixo custo, curto prazo, resultados expressivos no chão de fábrica e redução de desperdício”, concluiu Lima.

O programa no estado é voltado para empresas do segmento de bebidas e alimentos e elas precisam ser pequenas ou médias, bem como atender critérios como alta empregabilidade, potencial exportador, baixo índice de produtividade, vulnerabilidade à importações, setores com organização por aglomeração. Além disso, precisam possuir entre 11 a 200 funcionários.

Atualmente no Amazonas já se cadastraram 30 empresas, mas todas irão passar por processo de triagem para que seja confirmada a possibilidade de participação, de acordo com os critérios estabelecidos no Programa.

O papel do Centro Internacional de Negócios do Amazonas é captar empresas que atendam aos parâmetros e mobilizá-las. A meta para o estado é a inserção de no mínimo 40 empresas no projeto. Uma das formas práticas usadas pelo ‘Brasil Mais Produtivo’ para melhorar a produtividade das empresas é a mudança de layout, o melhor aproveitamento dos equipamentos diminuindo a capacidade ociosa dentro do local de trabalho.

A meta em todo país é conseguir a melhoria de 3 mil empresas ainda em 2016 e durante o ano de 2017. Um dos objetivos do programa, além da redução nos custos da produção é o ganho em qualidade e melhoria no ambiente de trabalho.

Os empresários interessados em participar do programa, devem preencher um formulário do Programa que está disponível no site Brasil Mais Produtivo e para mais informações podem entrar e contato pelo pelos telefones (92) 3631-0907 e 3186-65114.

 



O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Amazonas, Fieam, Manaus, senai, Amazonas

+ Amazonas