Festival deste ano é o mais organizados da história, diz governador José Melo

Por

28/06/2014 7h37 — em Amazonas

 

 

 

O governador José Melo disse acreditar que o 49º Festival Folclórico de Parintins é um dos mais bem organizados da história, por conta da experiência adquirida pelo Amazonas na organização de grandes eventos, como a Copa do Mundo de 2014, em que Manaus foi uma das sedes do torneiro mais bem avaliada. Na noite de sexta-feira, 27, acompanhado da primeira-dama, Edilene Oliveira, e do ministro do Turismo, Vinícius Lages, ele assistiu a primeira noite de apresentação dos bumbás na cidade, a 369 quilômetros de Manaus.

“Eu tenho certeza que este ano nós vamos ter o maior de todos os festivais. Já começou quente, está aí. O povo do Amazonas, que está em estado de graça por ser reconhecido como o povo que melhor recebeu e o mais hospitaleiro dessa Copa, vem aqui para Parintins para alimentar o nosso espírito com esse que é o maior espetáculo do mundo”, disse José Melo.

O governador ressaltou o talento do povo parintinense afirmando que, todos os anos, artistas dos bumbás Garantido e Caprichoso trazem novidades para a arena durante as apresentações, o que torna cada Festival único, por não haver repetições. “Este é o maior espetáculo a céu aberto do mundo”, frisou.

Investimentos - Segundo o governador, com o sucesso da Copa do Mundo em Manaus, o Estado do Amazonas e a festa de Parintins devem receber ainda mais turistas. Ele destacou os investimentos feitos pelo Governo do Estado na realização do festival. “Esse ano nós investimos R$ 15,5 milhões apenas para a realização dessa festa. Nós financiamos os bois, ajudamos a preparar a cidade para receber os visitantes, bancamos toda a parte de Segurança Pública e Saúde, além de patrocinarmos a festa dos visitantes, mas vale muito a pena porque esse povo todo que vem aqui fica feliz e quem nos visita sai divulgando o nosso povo”.

Ele também ressaltou o investimento de R$ 1,5 milhão na melhoria das ruas de alguns bairros da cidade, em uma operação emergência, e afirmou que já autorizou a abertura de um processo licitatório para o asfaltamento de mais quatro bairros de Parintins. A orla do município também será revitalizada, além de reforma em algumas escolas.

José Melo disse ainda que vai assistir a segunda noite de apresentações do festival e retornar à Manaus na manhã de domingo. Na segunda-feira, às 9h, ele inaugura o novo complexo do Sistema Viário do Quarenta, na zona sul de Manaus.

Copa do Mundo – O Governador José Melo também opinou sobre o jogo de amanhã entre Brasil e Chile, pelas oitavas de final da Copa do Mundo. De acordo com ele, a partida será a verdadeira prova de fogo da equipe brasileira nesse mundial. “Se a Seleção Brasileira conseguir passar pelo seu adversário amanhã, aí sim nós já podemos preparar o astral, porque ele vai estar lá na final”.

Entrega de certificado – José Melo participou, em Parintins, no final da tarde de sexta-feira, da entrega de certificados para os formandos de curso sobre o combate à exploração sexual de crianças e adolescentes, realizado pelo Ministério do Turismo em parceria com o Governo do Amazonas, através da Empresa Estadual de Turismo (Amazonastur) e Corpo de Bombeiros, e a Prefeitura de Parintins.

O ministro do turismo, Vinícius Lage, também participou do evento e elogiou a iniciativa. "Esse é um trabalho muito importante que o Ministério desenvolve para poder ampliar a consciência  sobre esse crime que ainda ocorre no Brasil. E trabalhar uma cidade como Parintins, que tem um evento como esse, é necessário investir na prevenção e denunciar para combater esse problema".

FOTOS: HERICK PEREIRA/AGECOM