Fazendeiro em Humaitá é multado em R$ 3 milhões por destruição de vegetação nativa
Manaus/AM - Uma ação de fiscalização ambiental realizada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) resultou na aplicação de uma multa de R$ 3,25 milhões contra o fazendeiro Darci Inácio Algayer, proprietário da Fazenda Agropecuária 13 de Maio, em Humaitá. A infração foi registrada após a destruição ilegal de 649,69 hectares de vegetação nativa da Amazônia em uma área de preservação especial.
A fiscalização aconteceu em setembro de 2022 e, durante a vistoria, os fiscais do Ibama verificaram que a destruição havia ocorrido sem a devida autorização ambiental. Com base na constatação, foi lavrado o auto de infração e aplicada a multa.
O Ministério Público do Amazonas (MPAM) instaurou uma Notícia de Fato sobre o caso, conforme publicado no Diário Oficial no dia 5 de novembro. O promotor de justiça Ronivão Borges da Silva determinou a distribuição do processo à 1ª Comarca de Humaitá, com o pedido de antecedentes criminais do infrator e a designação de audiência para a oferta de uma Transação Penal, visando garantir a responsabilização pela infração ambiental.
ASSUNTOS: Amazonas