Estudo sobre coleta e beneficiamento de sementes ganha seminário

Por Portal do Holanda

03/11/2014 15h08 — em Amazonas

Estudo sobre coleta e beneficiamento de sementes da Amazônia na província petrolífera de Urucu (AM) será discutido por pesquisadores durante a programação do seminário da Rede CTPetro, que ocorrerá a partir desta segunda-feira (3) em Manaus. O evento é realizado pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), em parceria com outras entidades da área do meio ambiente e instituições de ensino.

O trabalho envolveu pesquisadores da UEA e do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa). A pesquisadora e professora do Laboratório de Sementes e Viveiros da Escola Superior de Tecnologia (EST), Maria Gonçalves de Melo, destacou a importância do livro "Manual de Coleta e Beneficiamento de sementes de espécies florestais aptas para a restauração ecológica em Coari/AM" e o caráter da produção em rede.

"Realizamos a coleta de oito indivíduos de 37 espécies na região. O trabalho envolveu a coleta e beneficiamento de sementes do entorno que resultou na produção de mudas para o reflorestamento de espécies nativas. Tem sido gratificante participar de um projeto em Rede, com instituições como a Universidade Federal do Pará (Ufpa) e Museu Emilio Goeldi", disse.

Ela lembrou ainda da relevância da pesquisa para o meio-ambiente. "Procuramos contribuir com a preservação dos recursos naturais e com a preocupação em desenvolver pesquisas sobre estudos genéticos da Amazônia", disse Maria. A apresentação do livro acontecerá na terça-feira (4), das 15h30 às 16h, no Anfiteatro do Bosque da Ciência do Inpa.

 

Seminário

O seminário trará para o foco das discussões os resultados de projetos obtidos durante os 12 anos de financiamento da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Petrobras e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam).

A Rede CTPetro Amazônia realiza pesquisas com o objetivo de conhecer a flora e fauna da região explorada pela Petrobras e gerar tecnologias de recuperação/restauração ambiental nesses locais. Os estudos são realizados na Base de Operações Geólogo Pedro de Moura (BOGOM), em Coari.

Também serão mostrados os desafios de se criar e conduzir uma rede de estudos com diversos pesquisadores e instituições do Amazonas e do Pará sem a certeza de uma perspectiva governamental vinculada ao Fundo Setorial do Petróleo e Gás Natural.

Rede CTPetro

A rede CTPetro tem o objetivo de intensificar a troca de informações, treinamento e capacitação, obtenção e divulgação de novos conhecimentos para identificar, avaliar e minimizar os efeitos negativos ao meio ambiente das atividades de prospecção e transporte do gás natural e petróleo na Amazônia brasileira, além de conhecer melhor o ambiente sob influência das atividades petrolíferas e desenvolver tecnologias para recuperar as áreas degradadas.

Foto: Kika-Gouvea/Reprod. WEB