Compartilhe este texto

Esporotricose avança e causa primeira morte no Amazonas

Por Portal Do Holanda

30/09/2025 11h52 — em
Amazonas


Quase 1,5 mil casos da doença já foram confirmados - Foto: Divulgação

Manaus/AM - A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-RCP) confirmou, nesta terça-feira (30), um óbito por esporotricose humana no estado. A doença, causada por fungos presentes no solo e em matéria orgânica, já soma 1.469 casos confirmados entre janeiro e setembro de 2025.

A maioria dos registros é de moradores de Manaus (1.373), com ocorrências também em Presidente Figueiredo, Barcelos, Iranduba, Maués, Manacapuru e Itacoatiara. Outros 225 casos seguem em investigação.

A esporotricose é transmitida por contato com ferimentos contaminados ou por arranhaduras e mordidas de animais infectados, principalmente gatos. No mesmo período, foram confirmados 3.559 casos em animais, com 1.660 mortes ou eutanásias.

A FVS-RCP alerta para a importância do diagnóstico precoce e reforça que o atendimento médico deve ser procurado ao menor sinal da doença. Confira informe completo no site do órgão.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Amazonas

+ Amazonas