Início Amazonas Escolas se dividem sobre cancelamento de aulas nesta quinta após ameaças de ataques
Amazonas

Escolas se dividem sobre cancelamento de aulas nesta quinta após ameaças de ataques

Envie
Escolas se dividem sobre cancelamento de aulas nesta quinta após ameaças de ataques
Escolas se dividem sobre cancelamento de aulas nesta quinta após ameaças de ataques
Envie

Manaus/AM - Escolas e redes de ensino de todo o país têm reagido de diferentes formas aos boatos e mensagens de ameaças que circulam nas redes sociais que anunciam supostos ataques para esta quinta (20). 

Algumas escolas alteraram a programação e até suspendem aulas para tranquilizar pais e alunos, outras mantêm suas atividades e reforçam comunicação sobre medidas de segurança. As escolas Sesi, por exemplo, emitiram comunicado de que nesta quinta-feira (20), haverá aula normal, porém a segurança será reforçada. Além disso, os pais que optarem por não levar seus filhos às aulas, não sofrerão prejuízo de conteúdo  programático ou avaliação.

As ameaças de ataques ocorrem nas redes sociais e estariam programadas para acontecer nesta quinta-feira, em alusão ao Massacre de Columbine, ocorrido em 20 de abril de 1999.

Em nota, a Secretaria de Estado de Educação e Desporto informa que as aulas na rede estadual de ensino não foram suspensas e estão acontecendo normalmente. E que nesta quinta-feira (20), com o foco na campanha de "Cultura de Paz e Cidadania" nas escolas da rede estadual da capital e do interior, a Secretaria de Estado da Educação e Desporto promoverá o "Dia D" pela Cultura de Paz. O objetivo é proporcionar aos estudantes, aos docentes e comunidade em geral, o engajamento na construção de ações coletivas de superação, respeito, harmonia e cidadania. No dia “D”, a comunidade escolar  participará de palestras, workshops, oficinas e rodas de conversa sobre  os temas: racismo, injúria racial e saúde mental da população, uso de drogas na adolescência, suicídio, violência e bullying. Vale ressaltar que, com o objetivo adotar medidas de segurança para inibir ataques e crimes dentro das escolas, o Governo do Amazonas implantou o Nise, no âmbito da Secretaria de Estado de Educação e Desporto, que atua diretamente com a Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP). A Secretaria de Educação ressalta que por meio do Nise, foram intensificadas as ações de monitoramento nas escolas, incluindo ações de inteligência, pedagógicas, atenção psicossocial, de segurança pública e de proteção à comunidade escolar, por meio de parceria com as secretarias diretamente ligadas ao tema e que compõem o Comitê Interinstitucional de Proteção, Monitoramento, Guarda e Segurança Escolar. 

Ja a Prefeitura de Manaus, afirmou que, por determinação do prefeito David Almeida, empregará nesta quinta-feira, 20, todo o efetivo da Guarda Municipal para permanecer em estado de alerta máximo na proteção do ambiente escolar municipal.   A operação integra o esquema de segurança montado pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM) e atuará em conjunto com a Secretaria Municipal de Educação -Semed, patrulhando e visitando escolas durante todo o dia.

Siga-nos no

Google News