Escola Estadual Marquês de Santa Cruz realiza a 42ª edição do Festival Marquesiano

Por

13/06/2014 17h11 — em Amazonas

A Escola Estadual de Tempo Integral Marquês de Santa Cruz, localizada no bairro São Raimundo, dará início nesta sexta-feira, 13 de junho, à 42ª edição do Festival Folclórico Marquesiano, que desenvolve atividades artísticas e culturais, tendo como principal objetivo o resgate de valores e tradições da cultura local, buscando atuar no fortalecimento das identidades culturais da região. As programações se estenderão até o próximo domingo, dia 15, iniciando sempre às 20h.

 

Neste ano, o tema do festival, “Marquês: 50 anos de Educação e Cultura”, está direcionado para a comemoração dos cinquenta anos da escola, que será celebrado no dia 11 de dezembro. Como em anos anteriores, o evento será realizado no Campo da Amizade, localizado na área da Paróquia de São Raimundo Nonato, bairro São Raimundo.

 

Segundo a gestora da escola, Maria Alice Mafra, o festival folclórico é uma tradição na comunidade do bairro. “O festival faz parte da cultura do bairro do São Raimundo e tenta resgatar a cultura do Estado e de outras regiões, através de apresentações folclóricas. É um evento que conta com uma enorme mobilização de alunos, pais e moradores”, afirma.

 

Além das tradicionais apresentações de dança, a proposta do festival é proporcionar aos alunos, professores e à comunidade em geral, um maior conhecimento sobre a importância histórica da escola Marquês de Santa Cruz para a cidade de Manaus. Estão previstas para o evento apresentações de diversos tipos de dança como: ‘dança portuguesa’, ‘gaúcha’, ‘cacetinho’, além do tradicional desfile das rainhas, com participação dos estudantes da escola.

 

Programação - O Festival Folclórico Marquesiano terá apresentações de mais de vinte grupos de dança, além dos grupos que farão participação especial. Os grupos, inscritos no festival, concorrem a uma premiação especial, conforme regulamento deste ano. A apuração dos resultados acontecerá no dia 15 de junho, último dia do festival. As apresentações serão avaliadas pela comissão julgadora do evento.

 

Com entrada franca, a direção da escola informa que haverá venda de mesas, ao valor de R$ 40,00. Os interessados devem se dirigir à escola, na sexta-feira até às 17h.

 

Pertencente à Coordenadoria Distrital 4 da Seduc, a Escola Estadual de Tempo Integral Marquês de Santa Cruz está localizada na rua Virgílio Ramos, s/nº, bairro de São Raimundo.