Escola do interior do Amazonas lidera ranking do Ideb

Por Portal do Holanda

28/09/2020 13h58 — em Amazonas

A escola Mendonça Furtado obteve 8,3 pontos no Ideb - Foto: Divulgação/Secom AM

Manaus/AM - A rede pública de ensino do Amazonas voltou a se destacar no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), alcançando suas respectivas metas no Ensino Fundamental. No ranking das melhores unidades de ensino da rede, nos anos iniciais (1º ao 5º ano), o primeiro lugar ficou com a Escola Estadual (EE) Capitão-General Mendonça Furtado, localizada em Itacoatiara. A escola liderou o ranking com expressivos 8,3 pontos, ficando à frente de escolas da Boca do Acre e da capital amazonense. Ao todo, 479 alunos dos anos iniciais estudam no local.

Gestora da escola, Lúcia Pereira Macêdo credita o resultado a muito planejamento e ao envolvimento da família na vida escolar. "Uma das nossas primeiras atitudes tomadas, antes mesmo das aulas iniciarem, é o planejamento e a conversa com os pais sobre a importância de eles incentivarem o estudo dos filhos. Debatemos os dados anteriores do Ideb com a equipe pedagógica e com as famílias, e convocamos todos a se engajarem por um objetivo maior que é um aprendizado significativo de nossos estudantes", conta Lúcia, gestora da unidade há mais de 20 anos.

Projetos

A EE Capitão-General Mendonça Furtado possui em seu calendário fixo uma série de projetos que objetivam integrar família e escola e despertar, no aluno, o interesse pelos componentes escolares, tais como o "Leitura em Família".

O projeto "Minha Amiga Tabuada" também faz sucesso entre os pequenos: "A ideia é que, com ele, os alunos aprendam matemática brincando. De forma lúdica, eles assimilam os conteúdos e ensinam outras turmas que a disciplina pode ser aprendida de forma prazerosa."

Itacoatiara

Localizada na Região Metropolitana de Manaus, Itacoatiara também obteve o primeiro lugar entre os municípios com as maiores notas no estado, nos anos iniciais: líder do ranking, a cidade conquistou 7,2 pontos, 0,4 a mais que o 2º colocado, Novo Airão, e 2,0 acima da meta nacional. 

Atualmente, Itacoatiara conta com quatro escolas da rede estadual que oferecem o Ensino Fundamental na modalidade. São elas: EE Coronel Cruz (468 alunos, na modalidade), EE Professora Luiz de Vasconcelos Dias (409), EE Anília Nogueira da Silva (42) e EE Capitão-General Mendonça Furtado.