Compartilhe este texto

Equipe da Amazonas Energia é atacada com terçado em Manaus; vídeo

Por Portal Do Holanda

07/01/2026 16h50 — em
Amazonas



Manaus/AM - Uma vistoria de rotina terminou em violência e vandalismo na última sexta-feira (2), na Rua São Domingos Sávio. Técnicos de uma empresa terceirizada a serviço da Amazonas Energia foram alvo de ataques por parte de um morador enquanto apuravam uma irregularidade no fornecimento de eletricidade.

A equipe estava no local para investigar um caso de "auto religado" — prática ilegal em que o consumidor restabelece a própria energia após o corte por inadimplência. Segundo a concessionária, ao ser abordado, o morador reagiu com violência, utilizando um terçado para depredar o veículo de serviço, resultando em vidros quebrados e lataria amassada.

Além dos danos materiais, a distribuidora denunciou o furto de uma escada de trabalho. A empresa alertou que a manipulação indevida desses equipamentos pode causar o rompimento de cabos de alta tensão, gerando riscos fatais para a vizinhança.

A Polícia Militar foi acionada para garantir a segurança dos trabalhadores. Após a contenção da área, a irregularidade foi confirmada: o imóvel estava, de fato, utilizando energia de forma clandestina.

A Amazonas Energia deu emitiu uma nota sobre o caso:

A Amazonas Energia informa que, na última sexta-feira (02/01), uma equipe terceirizada foi agredida enquanto trabalhava na Rua São Domingos Sávio. No momento do ocorrido, os técnicos realizavam uma vistoria de "auto religado". Esse procedimento é feito quando o cliente, após ter a energia suspensa por falta de pagamento, religa a sua energia por conta própria, sem autorização da distribuidora.

Durante a ação, um morador reagiu de forma violenta, causando danos significativos ao veículo da empresa, que teve a lataria amassada e os vidros quebrados com o uso de uma arma branca (terçado). A situação representou grave risco à integridade física dos profissionais, podendo ter resultado em uma tragédia.

Além disso, uma escada foi retirada do local de forma indevida, o que poderia ocasionar o rompimento de cabos da rede elétrica, gerando risco de acidente grave ou fatal, tanto para os envolvidos quanto para a população da área.

A polícia foi acionada e acompanhou a equipe no local. Ao executar o serviço, os técnicos confirmaram que o morador estava auto religado, restabelecendo o fornecimento de energia por conta própria e sem autorização da empresa.

A Amazonas Energia reforça que não houve qualquer agressão por parte dos colaboradores ou da equipe terceirizada, conforme demonstram os registros em vídeo do ocorrido. Informações que circulam em alguns blogs e redes sociais, atribuindo a agressão aos profissionais da empresa, não condizem com a realidade dos fatos.

A empresa repudia qualquer forma de violência, reafirma seu compromisso com a segurança de seus colaboradores, parceiros e da população, e informa que todas as medidas cabíveis estão sendo adotadas, incluindo o registro da ocorrência junto às autoridades competentes.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Amazonas

+ Amazonas