Início Amazonas Empresários entregam proposta para reabertura gradual do comércio no AM
Amazonas

Empresários entregam proposta para reabertura gradual do comércio no AM

Empresários entregam proposta para reabertura gradual do comércio no AM
Empresários entregam proposta para reabertura gradual do comércio no AM

Manaus/AM - Representantes de shoppings e do comércio apresentaram ao Governo do Amazonas uma proposta para retomada gradual das atividades do setor.

As sugestões apresentadas serão ser analisadas pelo Comitê Estadual de Enfrentamento à Covid-19, tendo como base os dados do cenário epidemiológico da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM).

O Governo do Amazonas mantém o Decreto Nº 43.377, que estabelece, com ressalvas, o período restrito de circulação de pessoas em espaços e vias públicas, em todos os municípios, das 19h às 6h, no período de 8 a 14 de fevereiro. A entrega em domicílio (delivery) de itens do comércio em geral – incluindo os estabelecimentos que funcionam nos shoppings – está autorizada a funcionar das 8h às 17h.

O presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Amazonas (FCDL-AM), Ezra Azury Benzion, destacou a importância da interlocução com o governador Wilson Lima nas tratativas do assunto.

"Trouxemos uma proposta de flexibilização gradual para o governador e entendemos que esse é um momento delicado, em que temos de medir a questão da saúde e da economia. De uma forma muito sensível, ele pegou nossa proposta para submeter ao Comitê de Enfrentamento a Covid-19. O governador é uma pessoa compreensível no cenário pelo qual o comércio está passando no Amazonas. Acreditamos, com certeza absoluta, que a tendência é que logo tudo isso passa; e nós tenhamos ganhos para toda a sociedade, inclusive pra parte econômica, que está tão sofrida para o nosso estado".

Cenário de estabilização - O Amazonas vem apresentando uma desaceleração na taxa de transmissão da Covid-19, segundo a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM). Os dados apontam tendência de estabilidade, resultado da intensificação das medidas de prevenção e controle do novo coronavírus, previstas em decreto estadual.

A taxa de transmissão chegou a ser de 1.30, que significa que de cada 100 infectados, no intervalo de uma semana, os mesmos têm poder de transmitir para 130 pessoas. Esse número desacelerou para 1.06, o que indica uma desaceleração da velocidade de transmissão e uma tendência de estabilização no número de casos novos.

A expectativa é a redução dos casos e óbitos pela doença. O Amazonas vem apresentando queda recente na média móvel de casos, na capital e interior. Manaus teve uma desaceleração de 19%; e o interior uma desaceleração de 8%. Essa desaceleração, nos dias recentes, indica uma tendência de estabilização na curva de casos e óbitos no Amazonas.

Siga-nos no

Google News
Quer receber todo final de noite um resumo das notícias do dia?