Emendas da CMM vão garantir compra de 700 mil doses da AstraZeneca

Por Portal do Holanda

22/01/2021 9h29 — em Amazonas

Objetivo é ampliar a cobertura vacinal da população manaura. Foto: Freepik

Emendas parlamentares de vereadores de Manaus garantiram parte dos recursos que serão destinados à compra de 700 mil unidades da vacina Oxford/AstraZ contra a covid-19, que estão sendo negociadas pela Prefeitura de Manaus.

O objetivo é ampliar a cobertura vacinal da população contra a doença que, nesta quinta-feira (21) matou 159 pessoas e infectou outras 2.202 na capital amazonense.

O presidente da Câmara, David Reis (Avante) e mais outros onze vereadores, entre eles o vice-presidente do parlamento Wallace Oliveira (Pros), reafirmaram o compromisso da Casa com as ações de enfrentamento que estão sendo desenvolvidas.

“Além do apoio dado por meio das emendas ao orçamento, estamos empenhados em garantir a governabilidade da cidade de Manaus, apoiando as ações e medidas assertivas que estão sendo tomadas pela prefeitura”, destacou o presidente do legislativo.

Em 2020, os vereadores de Manaus realocaram recursos de emendas parlamentares, mais de R$ 9 milhões, para apoiar as ações de enfrentamento à covid-19. No orçamento deste ano, os vereadores reservaram mais R$ 5 milhões para compra de vacinas.

“Estamos unidos: câmara, prefeitura e sociedade na luta contra o coronavírus”, afirma o presidente da CMM, David Reis.

Além das negociações para compra das vacinas no exterior, o prefeito David Almeida informou que já solicitou ao Ministério da Saúde mais doses das vacinas CoronaVac e Oxford/AstraZ compradas pelo governo federal do Instituto Butantan e da Fiocruz.

A prefeitura de Manaus recebeu 40.072 vacinas, mas a previsão era receber 80 mil doses e que, das doses recebidas 19.250 foram destinadas para profissionais de saúde, tanto estado quanto município, 400 foram para asilos e 386 para indígenas aldeados, que totaliza 20.036 da primeira dose e a mesma quantidade da segunda dose.

Segundo o prefeito, a lista com os nomes das pessoas que já receberam a vacina já está disponível para os órgãos de controle.
 


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Amazonas