Em 10 anos, Amazonas registrou 9,8 mil casos de infecção por HIV

Por Portal do Holanda

01/12/2021 13h40 — em Amazonas

Foto: Divulgação

Manaus/AM - Com a notificação de 9.879 casos de infecção por HIV, o vírus causador da Aids, no Amazonas, entre os anos de 2010 a 2020, a Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD) realiza, nesta quarta-feira (1) a abertura da programação do “Dezembro Vermelho” com a oferta de testagem da doença.

De acordo com os registros da Fundação de Vigilância em Saúde Dra Rosimary Costa Pinto (FVS-RCP), de 2016 até junho desde ano de 2021, 1.698 pessoas no Amazonas morreram vítimas de Aids.

Este ano marca 40 anos desde que os primeiros casos de Aids foram registrados e em junho de 2021, 28,2 milhões de pessoas tinham acesso ao tratamento do HIV, em comparação a 7,8 milhões em 2010, embora o progresso tenha diminuído consideravelmente.

No Brasil, de acordo com o Ministério da Saúde, aproximadamente 936 mil pessoas vivem com HIV. O dado mostra a importância das ações que buscam informar sintomas, perigos e formas de prevenção contra o problema clínico.

Já o Programa das Nações Unidas para o combate à Aids (Unaids) revela que 37,6 milhões de pessoas vivem com HIV no mundo. Em 2020, 73% desse grupo tinha acesso ao tratamento antiviral, o que representa 27,4 milhões de pessoas.

Dos 9.879 casos de infecção pelo HIV registrados na década no Amazonas, 75,4% foram em pessoas do sexo masculino e 24,6% do sexo feminino. A maioria dos casos encontra-se nas faixas etárias de 20 a 34 anos

Em Manaus, haverá testagem tanto na FMT quanto na Central de Medicamentos do Amazonas (CEMA) e na programação, serão feitas duas lives para falar sobre a transmissão vertical e para tirar dúvidas, além da distribuição gratuita de preservativos masculinos e femininos.

Na abertura da campanha, será feita uma ação de testagem rápida no auditório do ambulatório da FMT-HVD, das 9h às 14h e quem quiser realizar o teste, basta levar um documento oficial de identificação.

No próximo dia 3 de dezembro, será transmitida uma live pelo canal de Youtube da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), com as médicas Aline Alencar, Renata Spener e Vanine Fragoso. Além de explicar um pouco sobre a infecção, a live estará aberta para perguntas sobre a doença e os tratamentos.

O dado mostra a importância das ações que buscam informar sintomas, perigos e formas de prevenção contra o problema clínico.


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Amazonas