Início Amazonas Em 1 semana, Amazonas registra 249 casos de dengue
Amazonas

Em 1 semana, Amazonas registra 249 casos de dengue

Em 1 semana, Amazonas registra 249 casos de dengue
Em 1 semana, Amazonas registra 249 casos de dengue

Manaus/AM - A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) registrou 249 casos de dengue no estado em uma semana. Os dados são de janeiro até esta quinta-feira (20), e registraram o total de 11.594 casos e 6 mortes pela doença.

Os municípios com maiores taxas de incidência são: Jutaí (6.351,2), Tonantins (4.753,7), Ipixuna (4.353,3), Tefé (2.806,8), Humaitá (1.937,2), Guajará (1.692,5), São Paulo de Olivença (1.503,5), Tabatinga (1.223,3), Maraã (1.000,1) e Iranduba (830,7).

No Alto Solimões

O Informe Epidemiológico da Dengue no Amazonas também torna disponível recorte da situação da dengue na região do Alto Solimões, onde o monitoramento é realizado pelo Laboratório de Fronteiras (Lafron), da FVS-RCP, por meio da Sala de Situação do Alto Solimões. O Lafron está localizado em Tabatinga (a 1.108 quilômetros de Manaus).

O monitoramento da dengue é realizado nesta região, principalmente, devido à Tríplice Fronteira, entre Brasil, Peru e Colômbia, área de importância de saúde pública em que há grande fluxo de pessoas transitando entre os países envolvidos.

Nesta região, no período de janeiro até esta quinta-feira, foram notificados 3.449 casos de dengue e foram registrados 3 óbitos pela doença.

Dengue

A dengue é uma doença infecciosa febril aguda, que pode se apresentar de forma benigna ou grave, dependendo de alguns fatores, como o vírus envolvido, infecção anterior pelo vírus da dengue e fatores individuais como doenças crônicas (diabetes, asma brônquica e anemia falciforme).

Prevenção

A melhor forma de evitar a dengue é combater os focos de acúmulo de água, locais propícios para a criação do mosquito transmissor da doença.

A orientação é a adoção da lista de verificações (checklist) semanal, de 10 minutos de duração, de modo que a população possa agir para identificar os possíveis criadouros, como garrafas, vasos de plantas, pneus, bebedouros de animais, sacos plásticos, lixeiras, tambores e caixas d’água.

dengue fvs-am,,

Siga-nos no

Google News
Quer receber todo final de noite um resumo das notícias do dia?