Compartilhe este texto

Eletros pede socorro devido ao impacto da seca nos rios no Amazonas

Por Portal Do Holanda

17/06/2024 10h54 — em
Amazonas


Foto: Reprodução

Manaus/AM – A Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos (Eletros) emitiu um pedido de socorro diante da seca que assola os rios no Amazonas. A entidade representa marcas como Samsung, LG, Electrolux, Panasonic e Midea, responsáveis por metade dos empregos na Zona Franca de Manaus (ZFM).

O fenômeno já é notado no rio Acre, que diminuiu 61 centímetros em duas semanas. A vazante também foi registrada nos rios Solimões e Madeira.

O presidente da Eletros, Jorge Nascimento Júnior, destacou a urgência de medidas governamentais efetivas e alertou para os riscos, como aumento do desemprego e isolamento das comunidades, caso a situação não seja resolvida.

O SOS ocorreu em menos de 24 horas após o rio Amazonas registrar um nível abaixo no porto de Itacoatiara.

Leia nota na íntegra:

"ATENÇÃO! A seca dos rios da Amazônia deste ano promete ser a mais severa da história, superando a estiagem do ano passado.

O vídeo abaixo, amplamente disseminado nas redes sociais, documenta a diminuição do nível do rio Amazonas, no município de Tabatinga/AM. Todo esse trecho de terra exposto deveria estar submerso com um nível de água bem elevado. 

A estiagem começou com uma antecipação de pelo menos dois meses em relação ao período usual, indicando fortemente que o segundo semestre será marcado por impactos negativos significativos na economia, no meio ambiente e na população, com o risco de isolamento de várias cidades.

A licitação para o serviço de dragagem nos trechos dos rios Amazonas, Solimões e Madeira foi novamente adiada, estando agora prevista para esta semana. Caso a dragagem não seja realizada de forma oportuna, a principal estratégia para mitigar os efeitos desta severa estiagem poderá não se concretizar, resultando em prejuízos adicionais.

É imperativo que o poder público tome medidas imediatas.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Amazonas

+ Amazonas