DPU pede na Justiça suspensão da vacinação de policiais e bombeiros no AM

Por Portal do Holanda

27/03/2021 10h12 — em Amazonas

Foto: Divulgação

Manaus/AM - A Defensoria Pública da União entrou com uma ação na Justiça Federal para que a vacinação antecipada das Forças de Segurança, policiais e bombeiros, seja suspensa.

No último fim de semana, o Governo do Amazonas anunciou que a partir deste domingo (28) policiais militares, civis e bombeiros começariam a ser vacinados contra a covid-19.

De acordo com os defensores públicos, João Thomas Luchsinger e Ronaldo de Almeida Neto que assinam a ação, havia sido acordado em reunião no dia 23 de março que qualquer alteração no plano nacional de imunização deveria ser previamente informada à juíza do processo, o que não ocorreu.

Além disso, a defensoria alega que a antecipação da vacinação para as forças de segurança acarretará no adiamento da vacinação dos grupos com comorbidades.

“Pelas razões expostas, imprescindível a intervenção judicial para fazer cessar a violação ao PNI, devendo as classes referidas aguardar a chegada de sua prioridade (quarta fase), sob pena de se preterir pessoas que correm grave risco de vida caso contaminadas, contribuindo para a já vivenciada sobrecarga dos serviços públicos de saúde”, diz um trecho do documento.

Clique para baixar arquivo


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Amazonas