Início Amazonas DPE recomenda que comércio abra em horários alternados em Manaus
Amazonas

DPE recomenda que comércio abra em horários alternados em Manaus

Evitar aglomerações

Envie
DPE recomenda que comércio abra em horários alternados em Manaus
DPE recomenda que comércio abra em horários alternados em Manaus
Envie

Manaus/AM - A retomada de serviços públicos e do comércio em Manaus após a baixa de casos e mortes por Covid-19 vem gerando alguns transtornos, como aglomerações de pessoas em terminais e paradas de ônibus. Para tentar evitar contaminação, a Defensoria Pública do Estado (DPE-AM) recomendou um escalonamento do horário de abertura do comércio, das atividades da construção civil e do atendimento ao cidadão em repartições públicas municipais e estaduais em Manaus. 

A medida consta em recomendação emitida pela Defensoria, na última quarta-feira (1º), para reduzir a aglomeração de passageiros no transporte coletivo, nos horários de fluxo intenso, como forma de prevenir a propagação do coronavírus. A recomendação da Defensoria é direcionada ao Governo do Amazonas e à Prefeitura de Manaus, para que seja implementada em conjunto com o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Amazonas (Sinetram), o Sindicato da Indústria da Construção Civil do Amazonas (Sinduscom-AM), a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL-Manaus), a Associação Comercial do Amazonas (ACA) e o Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU).

O problema da aglomeração de passageiros nos ônibus e terminais diante da retomada das atividades comerciais e serviços não essenciais vinha sendo alvo de fiscalizações e reuniões técnicas da Defensoria, em parceria com órgãos do setor, nas últimas semanas.

A recomendação é assinada pelos defensores públicos Christiano Pinheiro e Rafael Barbosa. Para Rafael, a retomada das atividades de todos os setores da economia exige a implementação de normas e protocolos sanitários adequados à atual realidade. “A retomada das atividades comerciais e dos serviços não essenciais, que diariamente acarretam um grande fluxo de pessoas, não considerou a possibilidade de aglomeração nos horários de pico do transporte público coletivo”, afirma.

Christiano argumenta que, a partir das declarações das autoridades de saúde, a implementação de ações sanitárias restritivas é necessária para impedir a aglomeração desnecessária de pessoas e garantir a segurança da população. “O cenário atual coloca em situação de grave risco e de iminente perigo a sociedade amazonense, cabendo aos poderes públicos e às instâncias privadas, em conjunto e solidariamente, a implementação de todos os cuidados necessários ao estancamento da propagação da Covid-19”, afirma.

Frota e filas guiadas

Na recomendação, a Defensoria também cobra a circulação de 100% da frota de ônibus, tendo por base os números de antes do início da pandemia. Outra indicação é a de orientação do fluxo de passageiros nos terminais por meio de filas guiadas, de modo a facilitar o embarque e desembarque nos veículos.

Os defensores públicos também recomendam maior rigor fiscalizatório e a elaboração de campanhas publicitárias quanto à obrigatoriedade de utilização de máscaras nos terminais e no interior dos coletivos. Além disso, são solicitadas à Prefeitura a limpeza dos banheiros de terminais com maior frequência e a reposição contínua de itens de higiene como sabonete e papel toalha.

Siga-nos no

Google News