Detentos de presídios do Amazonas passam por mutirão de saúde mental

Por Portal do Holanda

21/09/2020 15h41 — em Amazonas

Foto: Divulgação Seap

A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), por meio da Coordenação de Saúde do Sistema Prisional do Amazonas (CSSPAM), está promovendo um mutirão de saúde mental em todas as unidades prisionais da capital em alusão ao “Setembro Amarelo”, mês dedicado à prevenção do suicídio. A ação começou nesta segunda-feira (21/09) e se estenderá até a próxima sexta (25).

O objetivo é atender todas as pessoas privadas de liberdade (PPL), que serão submetidas a triagem com psicólogo, psiquiatra, clínico geral e dentista. Todos os internos também passarão por triagem de tuberculose.

Segundo a coordenadora de Saúde da Seap, Alyne Botelho, a oferta dos serviços aos internos faz parte do calendário preconizado pelo Ministério da Saúde. “Eles vão receber atendimento clínico e passarão por avaliações psicológicas e mentais ao longo da semana. Todos os meses, as unidades prisionais realizarão mutirões como esse”, informou.

Alyne ressalta que os mutirões de saúde são ações extras desenvolvidas pelas Seap, em parceria com as empresas de cogestão do sistema prisional. “Os internos dispõem de atendimentos diários em todas as unidades prisionais, com serviços médicos, enfermagem, odontologia e outros”, disse.

 

+ Amazonas