Compartilhe este texto

Deputada pede urgência no conserto da máquina de cateterismo do Hospital Francisca Mendes

Por Portal Do Holanda

01/12/2023 8h37 — em
Amazonas


Foto: Divulgação

Manaus/AM - A deputada estadual Mayra Dias (Avante) apresentou dois requerimentos na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) nesta semana pedindo urgência para resolver problemas no Hospital Universitário Francisca Mendes, referência em cardiologia no estado.

No primeiro requerimento, a parlamentar solicita a manutenção e reposição da máquina de cateterismo da unidade de saúde, que está com defeito há mais de um ano. A máquina é essencial para exames diagnósticos e procedimentos cardíacos, como angioplastia e cirurgia de troca de válvula mitral.

"A situação gerou uma extensa fila de espera, ultrapassando mil pacientes", denunciou Mayra Dias. "Muitos desses pacientes encontram-se em estado crítico, correndo risco de morte, sem condições de arcar com os custos elevados em hospitais particulares."

No segundo requerimento, a deputada solicita os insumos necessários para as cirurgias de substituição da Válvula Mitral. Denúncias indicam que pacientes com insuficiência cardíaca enfrentam dificuldades para realizar a cirurgia devido à escassez de insumos.

"A solicitação justifica-se pelos transtornos relatados pelos usuários do Hospital do Coração Francisca Mendes, relacionados à falta de prótese mitral biológica e outros insumos essenciais para as cirurgias de troca de válvula mitral", afirmou Mayra Dias.

Os requerimentos foram encaminhados ao governador Wilson Lima e ao secretário de Estado da Saúde, Anoar Samad.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Amazonas

+ Amazonas