Compartilhe este texto

Defesa Civil instrui construção do plano de contingência contra desastres no Amazonas

Por Portal Do Holanda

28/02/2024 13h30 — em
Amazonas


Foto: Roberto Carlos/Secom

Manaus/AM – A Defesa Civil do Estado está realizando uma instrução para agentes municipais sobre a elaboração de planos de contingência contra desastres. A capacitação conta com a participação de agentes de Alvarães, Anori, Autazes, Barreirinha, Boa Vista do Ramos, Caapiranga, Canutama, Careiro Castanho, Careiro da Várzea, Codajás, Coari, Iranduba, Japurá, Jutaí, Lábrea, Maraã, Pauini, Tefé, Santa Isabel do Rio Negro, São Sebastião do Uatumã e Uarini.

O plano de contingência é um documento estratégico que estabelece diretrizes, procedimentos e ações a serem adotadas em caso de ocorrência de desastres naturais, como enchentes, deslizamentos de terra, incêndios, tempestades, entre outros eventos adversos que possam colocar em risco a segurança e o bem-estar da população. Esse plano tem como objetivo principal proteger a vida e preservar os bens materiais, reduzindo o impacto e a vulnerabilidade diante de situações emergenciais. Ele é elaborado pela Defesa Civil Municipal em colaboração com outros órgãos e instituições relevantes, como bombeiros, polícia, saúde, assistência social e infraestrutura.

A engenheira Jéssyca Lever, agente da Defesa Civil Estadual, destaca a importância do plano de contingência, pois ele proporciona o planejamento das ações diante de possíveis desastres e prepara o município para uma resposta rápida. “É importante que os municípios busquem apoio junto à Defesa Civil do estado para receber orientação na elaboração do plano, especialmente em questões como mapeamento de áreas de risco. Estamos aqui para oferecer todo o suporte necessário.”

O plano de contingência contempla uma série de etapas que envolvem desde a identificação dos riscos potenciais até a execução de ações de prevenção, resposta e recuperação. Além disso, um plano de contingência também inclui etapas de prevenção e preparação, como treinamentos, simulações e aquisição de equipamentos específicos, para garantir que a organização esteja pronta para enfrentar qualquer cenário de crise.

"Por muito tempo, temos reforçado a necessidade de que os municípios nos repassem seus planos de contingência, conforme previsto na lei 12.608. Esta legislação estipula que os planos devem ser enviados para o estado e renovados anualmente. Percebendo a necessidade de instruir de forma mais próxima, realizamos o curso para essa primeira turma, e esperamos a participação de todos os 62 municípios.", disse o Tenente Fabiano Vieira, chefe do Departamento de Regionais.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Amazonas

+ Amazonas