Início Amazonas Crianças do Amazonas terão cartilhas com temática regional para alfabetização
Amazonas

Crianças do Amazonas terão cartilhas com temática regional para alfabetização

Crianças do Amazonas terão cartilhas com temática regional para alfabetização
Crianças do Amazonas terão cartilhas com temática regional para alfabetização

Manaus/AM - Em vez de ser alfabetizada com lições como “A” de abelha, “B” de bola, “C” de casa, as crianças amazonenses poderão ter símbolos regionais como “A” de açaí, o “B” de boto, o “C” de canoa e assim por diante serão adotadas.

Essa é a proposta das duas novas produções desenvolvidas pela Fundação Amazônia Sustentável (FAS) e a Americanas S.A., denominadas de guia “Bases do Aprendizado para a Alfabetização” e o abecedário amazônico, a serem adotadas nas escolas municipais ribeirinhas.

As publicações têm uma tiragem de mil exemplares cada e serão destinadas para as secretarias municipais de educação, além de alcançar professores em uma capacitação continuada.

“Nos municípios de Iranduba e Itapiranga, vamos promover encontros de formação para melhor utilização do material”, revelou Amândio Silva, coordenador de projetos do Programa de Educação para a Sustentabilidade da FAS.  

O guia será uma ferramenta de apoio pedagógico com 26 atividades, divididas em sete capítulos que destacam elementos da região amazônica, valorizando seus aspectos, valores e contexto abordando frutos, fauna, utensílios e embarcações, culinária, ambiente, agricultura familiar e cultura indígena, explica Amândio.

De acordo com ele, cada capítulo apresenta um descritivo dos conteúdos que podem ser abordados em sala de aula e os objetivos de cada aprendizagem.

Há também a disponibilização de um roteiro de questões para estimular a participação e oralidade, finalizando com as atividades de nivelamento.    

Bruna Sabóia, gerente de sustentabilidade da Americanas S.A., reforça que a frente de alfabetização é uma oportunidade única de promover a educação e o desenvolvimento sustentável no Amazonas e reforçar essa forte voz que ecoa das florestas.

COMUNITÁRIOS

Para a líder comunitária da Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Rio Negro, Izolena Garrido, o projeto representa avanço para o aprendizado por ser uma forma simplificada de trabalhar com aquilo que a criança tem dentro de casa, utilizando aquilo que eles conhecem, comem ou veem na sua comunidade.

“Era muito comum ver em livros de alfabetização figuras de produtos de outras regiões, do Sul, Sudeste, Nordeste, menos da região amazônica, menos da realidade das comunidades que são os frutos, os peixes que têm aqui”, finaliza.

Siga-nos no

Google News
Quer receber todo final de noite um resumo das notícias do dia?