Compartilhe este texto

Covid: Variante Mu é detectada em idosa e criança no Amazonas

Por Portal Do Holanda

10/09/2021 18h39 — em
Amazonas


Foto: Divulgação

Manaus/AM - Uma idosa de 73 anos, que já havia tomado a 2ª dose da vacina, e no neto dela, de 10 anos, foram detectadas com a Variante MU em Tabatinga, no Amazonas. Ambos possuem parentes residentes em Letícia, na Colômbia, onde foi inicialmente identificada esta linhagem do coronavírus, em janeiro de 2021

Segundo a enfermeira e coordenadora da Fundação de Vigilância Sanitária, Liane Souza, o menino detectado com a variante não apresentou nenhum sintoma gripal. Já a mulher apresentou febre, tosse e dispneia (falta de ar).

A identificação foi realizada nas ações de enfrentamento à infecção no Alto Solimões durante testagens de detecção do novo coronavírus na região do Alto Solimões, onde estão localizados os municípios de Benjamin Constant, Atalaia do Norte e Tabatinga e que fazem fronteira com o Peru e a Colômbia.

Por meio da ação conjunta na fronteira, foram enviados kits de diagnóstico de RT-PCR, testes de detecção de antígeno, insumos e Equipamentos de Proteção Individual (EPI), além de 3 mil doses de vacina da Janssen para imunização.

A variante Mu foi classificada como Variante de Interesse (VOI) pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 30 de agosto deste ano.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Amazonas

+ Amazonas