Manaus/AM- Foi publicado nesta quarta-feira (4), a Nota Informativa Conjunta nº28/2022, que recomenda a aplicação da 2ª dose de reforço contra Covid-19 para pessoas a partir de 50 anos e profissionais de saúde no Amazonas. Em Manaus, a vacinação começa na quinta-feira (5).
A orientação é que a segunda dose de reforço seja aplicada com intervalo mínimo de quatro meses a partir do primeiro reforço (terceira dose), e que o imunizante utilizado seja da plataforma de RNA mensageiro (Pfizer) ou vacina de vetor viral (Janssen ou AstraZeneca).
As vacinas estão disponíveis para o novo público nos mais de 50 pontos de atendimento mantidos pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), incluindo pontos estratégicos de grande fluxo e Unidades Básicas de Saúde (UBSs), com funcionamento das 9h às 16 h.
O intervalo mínimo para receber a quarta dose é de quatro meses após a terceira dose. Já estavam sendo contemplados com a quarta dose de reforço os idosos de 70 anos ou mais e os imunossuprimidos maiores de 18 anos.
Para ter acesso ao imunizante, o usuário deve conferir se recebeu a terceira dose há quatro meses ou mais, consultando o https://imuniza.manaus.am.gov.br/ ou o cartão de vacinação. Quem estiver no prazo, deve apresentar, no local de vacinação, além do cartão onde estão registradas as doses anteriores, um documento de identificação original, com foto.
Confira quem pode se vacinar e as doses disponíveis:
Primeira dose:
- Pessoas a partir de 5 anos e que ainda não iniciaram o esquema vacinal.
Segunda dose:
- Quem tomou a 1ª dose e está no prazo para 2ª dose.
Seguem os prazos da 2ª dose por tipo de imunizante
· AstraZeneca - 28 dias
· CoronaVac - 28 dias
· Pfizer - 21 dias
· Pfizer pediátrica – 8 semanas
· Janssen – 8 semanas
1ª dose de reforço (Terceira dose)
• Pessoas entre 18 e 59 anos que tomaram a 2ª dose há 4 meses ou mais;
• pessoas acima de 60 anos que tomaram a 2ª dose há 3 meses ou mais;
• população com alto grau de imunossupressão: 28 dias após a última dose do esquema vacinal básico.
2ª Dose de reforço (Quarta dose)
• Pessoas com alto grau de imunossupressão que receberam a dose de reforço há, pelo menos, quatro meses;
• Pessoas a partir de 50 anos, que receberam a dose de reforço há, pelo menos, quatro meses;
• Profissionais de saúde que receberam a dose de reforço há, pelo menos, quatro meses.

