Correios comemora 128 anos da Imprensa Oficial do Amazonas com selo Correios comemora 128 anos da Imprensa Oficial do Amazonas com selo

Correios comemora 128 anos da Imprensa Oficial do Amazonas com selo

Por Portal do Holanda

29/09/2020 14h02 — em Amazonas

Imprensa Oficial foi criada por Eduardo Ribeiro - Foto: Weslen Simplício/Secom

Manaus/AM – A comemoração dos 128 anos da Imprensa Oficial do Amazonas (IOA), celebrados no dia 31 de agosto de 2020, ganhou identidade própria. Confeccionado em parceria com os Correios, o selo personalizado em alusão à passagem do seu aniversário, traz como figura principal o ex-governador do Amazonas, Eduardo Ribeiro, responsável pela criação da Imprensa Oficial do Estado do Amazonas, por meio da Lei nº 01 de 1892.

O selo personalizado com vinheta apresenta a ilustração do governador Eduardo Ribeiro, ambientado com um fundo do Diário Oficial, carro-chefe da instituição, rodeado de folhas multicoloridas que simbolizam a Amazônia. As cores representam a pluralidade de serviços oferecidos pela Imprensa, além de dar um toque artístico e moderno para a estética do selo. A arte é permeada com textura de papel, remetendo à tradição dos 128 anos que a Imprensa carrega em sua história. A obra foi criada pelo designer gráfico Tanous Braga.

Embora, com as tecnologias atuais, o uso de selos para o envio de correspondências pelo Correio não seja mais tão comum, a criação de um selo como o comemorativo dos 128 anos da Imprensa Oficial do Estado do Amazonas deixa registrado na História o momento que a instituição vive, de modernização e ampliação do seu leque de serviços. Para o diretor-presidente, Mário Aufiero, este é um momento de mudança e renovação.

Transição

"Esse selo ficou muito bonito, colorido, uma obra. Representa a transição que a Imprensa Oficial está passando. Chama a atenção e apresenta a diversidade dos serviços e produtos que temos", apontou.

Na visão do diretor-presidente da IOA, o elemento que une passado e futuro é o mais adequado para a atual comemoração, marcando um momento histórico pelo qual a Imprensa Oficial passa, deixando de ter o Diário Oficial do Estado do Amazonas como função principal e passando a ser a gráfica oficial do Governo do Estado, ampliando os serviços que oferece, além de sua cartela de clientes.

A apresentação do selo alusivo ao aniversário da instituição é sofisticada: ele é acondicionado na cartela Olho de Boi, em cor branca, em papel opaline, resistente. Do lado externo, a marca do selo Olho de Boi em alto relevo completa a composição. O material fará parte do acervo do Museu dos Correios, deixando marcado na História nacional o momento de renovação e gestão de excelência vivenciado pela autarquia.

A criação do selo personalizado chamou a atenção do filatelista Francisco Batista. Para ele, o selo é um marco histórico para instituição e para a cidade, uma vez que é uma edição limitada, traz um importante estadista do Amazonas e tem traços artísticos muito bonitos.

+ Amazonas