Coronavírus: Cepa do Amazonas tem carga viral dez vezes maior em adultos

Por Portal do Holanda

27/02/2021 19h39 — em Amazonas

Covid - Foto: Divulgação

Manaus/AM - A carga viral da variante do coronavírus encontrada no Amazonas, é dez vezes maior em adultos do que em outras variantes do Sars-CoV-2. É o que diz um estudo de pesquisadores da Fiocruz Amazônia publicado na última quinta-feira (25).

De acordo com O Globo, a variante, que já foi identificada em diversos estados, é apontada como um possível agente causador da alta de internações em todo o país e uma ameaça de colapso do sistema.

O trabalho avaliou 250 amostras genômicas do coronavírus colhidas entre março de 2020 e janeiro deste ano, período que abrange as duas ondas da doença em Manaus.

A conclusão dos pesquisadores é que a rápida disseminação da P1 ocorreu através da combinação da flexibilização do distanciamento social no estado com a dinâmica de mutação do vírus, que acabaram por "escolher" a versão mais infecciosa e torná-la prevalente.

 


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Amazonas